ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

OMC volta a expor o protagonismo agrícola do Brasil

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/02/2018

2 MIN DE LEITURA

0
0

O Brasil continua a ganhar espaço no comércio mundial de produtos do agronegócio. De acordo com dados apresentados ontem no Comitê de Agricultura da Organização Mundial do Comércio (OMC), entre os anos de 2007 e 2016 o peso do país nas exportações globais aumentou tanto em mercados nos quais a participação já era elevada, como soja em grão, quanto naqueles em que as vendas ao exterior são menos relevantes, como o arroz.

No tabuleiro global de oleaginosas - grupo que inclui a soja em grão, carro- chefe do campo brasileiro -, a fatia das exportações do país no total passou de 27%, em 2007, para 35,3% em 2016. Na mesma comparação, os principais concorrentes do Brasil nessa frente, Estados Unidos e Argentina, perderam terreno. Mesmo com todos os problemas que enfrentou em consequência de uma política que desestimulou durante anos as exportações, a Argentina manteve sua primazia nas exportações de farelo e óleo de soja, conforme as estatísticas apresentadas ontem na OMC.

No comércio de açúcar, o Brasil continua imbatível, ainda que a participação do país nas exportações mundiais tenha diminuído de 52,2%, em 2007, para 49,3% em 2016. No tabaco, a liderança também é brasileira, com fatia estável na casa de 14,5%. Nas exportações de algodão, o país ganhou espaço - representava 2,5% do total em 2007, mas 10,7% em 2016. Mas nesse caso a liderança ainda é dos Estados Unidos, mesmo derrotados pelo Brasil em painel da OMC em razão dos enormes subsídios concedidos a seus cotonicultores.

Entre produtos que ainda não podem ser considerados relevante na pauta de exportações do Brasil, o destaque positivo é o arroz. Nesse mercado, a fatia do país nos embarques globais aumentou de 0,3%, em 2007, para 1,8% em 2016. Mas em frutas e vegetais, por exemplo, a participação registrou queda de 3,8% para 1,9% na mesma comparação.

Nas carnes, o país também se consolida cada vez mais como protagonista. Na carne de frango, o domínio é cada vez maior, e na carne bovina disputa o segundo lugar com a Austrália, uma vez que a Índia assumiu a liderança. A informação chegou a surpreender alguns negociadores ontem na OMC, mas a liderança indiana se dá por causa de seu grande rebanho de búfalos. De qualquer forma, a velocidade da ascensão da Índia no ranking dos exportadores de carne bovina é impressionante. A fatia indiana saltou de 1,9%, em 2007, para 18,4% em 2016. Na carne suína, porém, o Brasil custa a deslanchar.

As informações são do jornal Valor Econômico.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures