FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

RS: oficina de queijos capacita agricultores em Viamão

A Emater/RS-ASCAR, conveniada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), e em parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental Canadá e a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Viamão (SEAGRI), realizou uma nova edição da Oficina Rápida de Queijos e Derivados. Esta atividade faz parte do plano de trabalho da Instituição na área de segurança alimentar, no eixo de bovinocultura de leite, cooperativismo e agroindustrialização.

A oficina foi realizada atendendo à demanda dos agricultores e pecuaristas familiares e aconteceu na escola Canadá, no Passo do Vigário. O encontro contou com um grupo de 26 participantes, que puderam discutir e aprimorar técnicas de processamento de queijo colonial e minas, ricota, iogurte e doce de leite, além de receberem orientações para a produção de bebida láctea, achocolatado e Boas Práticas de Fabricação (BPF).

A extensionista da Emater/RS-ASCAR, nutricionista Claudiane Luz, foi quem ministrou o curso e alertou para a qualidade e a segurança do produto final. “A preocupação com o preparo é fundamental, pois não basta apenas termos um leite de qualidade e não nos atermos às questões de Boas Práticas de Fabricação”, disse, se referindo à responsabilidade técnica entre fabricante e consumidor.

A diretora geral da SEAGRI, Nayara Martelli, ressaltou a preocupação com as famílias que vivem do leite em Viamão e a importância da gestão pública em apoiar atividades como esta, que são promovidas pela Emater/RS-Ascar. Para ela, o processamento de leite e derivados é uma alternativa de renda e valor agregado aos produtos oriundos do campo. “Precisamos buscar alternativas práticas de qualificação acessível para as famílias envolvidas em toda cadeia produtiva”, analisa.

Durante o ano, a Emater/RS-ASCAR, juntamente com a SEAGRI e a Cooperativa Mista Campos de Viamão (Comcavi), realizou capacitações na área de melhoramento da qualidade do leite, alcançando bons resultados. A Oficina Rápida de Queijos e Derivados encerra os trabalhos deste ano, reafirmando o foco institucional em prestar uma Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (ATERS) completa.

As informações são da Revista News.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.