OCB, CBCL e OCEMG lamentam fraude em MG

Em nota oficial, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Confederação Brasileira das Cooperativas e Laticínios (CBCL) e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (OCEMG), lamentam os fatos ocorridos no sul de Minas e Triângulo Mineiro, envolvendo cooperativas de produtores.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 6
Ícone para curtir artigo 0

Em nota oficial, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Confederação Brasileira das Cooperativas e Laticínios (CBCL) e o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (OCEMG), lamentam os fatos ocorridos no sul de Minas e Triângulo Mineiro, envolvendo cooperativas de produtores. No comunicado, esclarecem que:

- As 7.603 organizações cooperativas com seus 7,3 milhões de associados no Brasil repudiam qualquer tipo de fraude a produtos e serviços oferecidos à população.

- A constatação de irregularidades pela Polícia Federal e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento em cooperativas de laticínios é um fato isolado, cujas investigações ainda estão em andamento.

- Nossa expectativa é que esta seja uma ação continuada e estendida a todos os laticínios, indistintamente, como forma de tranquilizar consumidores e produtores. A fiscalização e o combate à fraude têm sido uma reivindicação constante das cooperativas, por meio de suas representações, aos órgãos competentes.

- O Leite é um alimento nobre, intimamente ligado à saúde humana. Ações de órgãos que garantem a segurança dos alimentos devem ser bem recebidas pela população.

- As cooperativas em todo o mundo praticam princípios e valores como adesão voluntária e livre, gestão democrática, participação econômica de seus sócios, autonomia e independência, educação e intercooperação, destacando-se o interesse pela comunidade, com ênfase na responsabilidade social e no desenvolvimento sustentável."

As informações são da assessoria de imprensa da CBCL.
Ícone para ver comentários 6
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

SILO DE MILHO PUFF
SILO DE MILHO PUFF

AVARÉ - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 27/10/2007

Quando optamos por comprar um produto Sifado (SIF), acreditamos que dentro destas empresas têm fiscais do Governo Federal para fiscalizar a produção (será que estou certo?).

E agora me diga se a responsabilidade destas fraudes não tem a conivência dos nomeados pelo sistema que não tem a capacidade de executar a função que lhe cabe.

Já estamos cansados de ver produtos adulterados (franfo com água, leite com soro, combustível), e nós, consumidores, continuamos sendo cobaias do capitalismo e ineficiência dos órgãos competentes.
Carlos Antonio Cardoso
CARLOS ANTONIO CARDOSO

PASSOS - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 25/10/2007

O que a maioria das cooperativas de todo o Brasil precisa fazer é rever seu estatuto, pois a cada ano são mais e mais cooperativas que fecham suas portas por ineficiência administrativa e deixam seus associados em uma situação dificil e lamentável, pois pessoas que se acham aptas a administrarem, o que não fazem nem mesmo em suas propriedades, acabam virando diretores, e na maioria das vezes se aproveitam das mesmas em beneficio próprio.

O que deveria haver e já acontece em algumas é uma diretoria de caráter politico e social, mas que a gestão seja de profissionais realmente qualificados para assumirem tais funções, e não mercenários que visam somente interesses pessoais.
Jairo Braga da Silva
JAIRO BRAGA DA SILVA

GARANHUNS - PERNAMBUCO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/10/2007

A fraude no leite prejudica não só o consumidor como, e principalmente, o produtor. Aqui em Pernambuco, em 60 dias os preços despencaram 25 centavos sem justificativa e sem leite de chuva.
L. Aguiar
L. AGUIAR

ARAXÁ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/10/2007

Nos últimos três dias tenho ouvido muito barulho, mas ninguém aponta uma solução para resolver o problema. A capacidade de industrialização das cooperativas é muito pequena perto do volume de leite que recebem de seus fornecedores. A única solução tem sido vender o excedente para as grandes multinacionais.

Acho muito difícil que alguns tipos de fraudes possam ser combatidos, se uma cooperativa tem um tanque com milhares de litros de leite com acidez alta. É quase certo que irá usar algum produto químico e não jogar esse leite no esgoto. E essas indústrias que compram esse leite com certeza sabem o que estão comprando, pois sempre que, por algum descuido ou má fé o produtor manda para o posto de coleta um produto com alta acidez, resíduos de produtos químicos ou qualquer item que não atenda as normas da IN 51, é imediatamente penalizado.

Problemas de contaminação em alimentos é muito difícil de combater. Quem nunca ouviu falar de agrotóxicos usados na agricultura, hortigranjeiros irrigados com água poluída, esgoto reciclado nas torneiras na maioria das cidades e milhares de outros tipos de fraudes nos alimentos.

Parece que esses fatos agora em evidência, atendem a algum interrese, que não se sabe qual. Que no final, não seja apontado como culpado o produtor ou até mesmo a coitada da vaca.
Ronald Hott de Paula
RONALD HOTT DE PAULA

GOVERNADOR VALADARES - MINAS GERAIS - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 24/10/2007

Fechar as duas empresas só prejudicaria os produtores, o elo mais fraco desta cadeia em que a disputa por mercado é cada dia mais desleal: pressão dos supermercados por baixo preço, fraudes diversas, principalmente com adição de soro e agora leite com soda e água oxigenada.

Tem que prender os responsáveis e destituir da direção destas empresas, banindo-os do setor para sempre. Comprovado a culpa de cada um, a punição tem que ser exemplar.

Tem que fazer análise de todas as marcas frequentemente. Tem muita bebida láctea sendo vendido como leite, isso é concorrência desleal que só prejudica o setor.

Na região Leste de Minas, Vale do Rio Doce, a chuva não chegou, o alimento da seca acabou, animais estão morrendo de fome e as empresas estão falando em redução de preço ao produtor sob a legação de que o preço do longa vida reduziu no supermercados. Parece que acharam um dos motivos desta queda: fraude!!
Investiga que vão achar mais.
olivino dos santos filho
OLIVINO DOS SANTOS FILHO

ITAPETININGA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 24/10/2007

Lamentável isso que aconteceu. Por causa de duas cooperativas que deveriam ficar fechadas e não abrirem mais, outras que não têm nada a ver com isso também vão ser alvo de investigação.

Outra coisa, o consumidor tem que parar de ir atrás de preços muito baixos, fora da realidade, como sempre falo, milagre ninguém faz...
Qual a sua dúvida hoje?