ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O sol nasce para todos os produtores, mas só brilha para quem é fera na gestão

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/04/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

No dia 30/04, realizamos nosso primeiro encontro do MilkPoint Experts: Feras da Gestão, uma manhã marcada por discussões sobre um assunto recorrente e relevante da produção de leite: sistemas de produção e rentabilidade. O evento, que contou com 1089 inscritos (sendo 44% produtores de leite e 35% técnicos) teve uma audiência de mais de 500 participantes ao vivo!

De início, contamos com a palestra do Christiano Nascif, Superintendente do Senar MG e Diretor da Labor Rural. Em sua apresentação, o palestrante desmitificou a crença de que existem um sistema de produção melhor do que todos os outros. Para ele, o melhor é “aquele que permite que o produtor ganhe dinheiro de uma forma sustentável.”

E enfatizou que para ter sucesso na atividade leiteira, ter uma boa gestão é primordial, independente do sistema de produção utilizado. Para Nascif, “o lucro é o resultado das coisas bem-feitas”.

“Em todos os sistemas de produção você pode ser eficiente e ganhar dinheiro, e em todos os sistemas você pode ser ineficiente e perder dinheiro”. Cristiano ainda completou que é “preciso foco em alguns indicadores, algumas coisas são mais ou menos importantes” dependendo do sistema utilizado.

Dando sequência ao tema de direcionadores de rentabilidade, Luis Otávio Costa Lima, Supervisor Técnico do Leite na Cooperativa Central Gaúcha Ltda (CCGL), comentou sobre os indicadores da região Sul. “No Sul, a cultura e as pessoas são os fundamentos do sistema de produção de leite”, salientou.

Durante sua palestra Luis Otávio destacou os pilares que movem a produção de leite no Sul do país, sendo eles um forte e presente sistema cooperativo, as condições climáticas que permitem a produção de volumoso durante todo o ano e os investimentos em tecnologia. “O Sul tem a qualidade de transformar forragem em muito leite, isso que diferencia o Rio Grande do Sul do resto do mundo”.

Para o Supervisor Técnico, “hoje o leite já não tem simplesmente um caráter social e nem a obrigação de segurar o homem no campo. Ele tem a obrigação de dar resultado econômico.” Segundo ele, o maior desafio técnico nas propriedades leiteiras para uma maior rentabilidade é o monitoramento e a padronização dos processos, “o leite precisa ser visto como um negócio”

Em relação aos sistemas de produção, Luis destacou que a migração entre os sistemas é o erro mais comum dos produtores. Para ele “resolver o problema de cada sistema de produção é fundamental”. 

Neste primeiro dia de evento, também contamos com a palestra bônus do Vinicius Nardy, Economista e Analista de Mercado AgriPoint. Vinícius pontuou os principais insights do Fórum MilkPoint Mercado, que ocorreu entre os dias 27 e 28 deste mês.

O economista destacou que em 2021 os custos com a alimentação dos rebanhos têm aumentado. “Houve uma diminuição dos preços pagos ao produtor com relação ao ano passado e essa diminuição não foi acompanhada pelo mercado de grãos, ou seja, o principal insumo da produção segue subindo o que desestimula a produção e interfere na oferta de leite nos próximos meses”, ressaltou.

Confira no vídeo abaixo alguns trechos:

 

 

Vale ressaltar que ainda temos mais setes encontros semanais, todas as sextas-feiras em formato inédito e dinâmico. Ainda dá tempo de se inscrever e, como todo o conteúdo fica gravado e disponível por até 30 dias após o evento, você não perde nada. Entre no site, confira a programação e inscreva-se. Seja você também um Fera da Gestão!

*Fonte da foto do artigo: Freepik

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures