ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O que a Danone ganha com a pegada orgânica da WhiteWave

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/07/2016

2 MIN DE LEITURA

0
0
Ao anunciar a compra bilionária da WhiteWave, na quinta-feira (7), a Danone deixou claro o seu objetivo: criar uma líder global que ofereça "opções de comida e bebida saudáveis" aos consumidores. Mas, além de se consolidar nesse mercado, a francesa também vai dobrar o tamanho de seu negócio nos Estados Unidos – um movimento significativo, já que enfrenta turbulências em mercados importantes como Brasil e Rússia.

A WhiteWave produz lácteos orgânicos e é forte também no ramo de alimentos de base vegetal alternativos ao leite e ao iogurte. Seu portfólio inclui "leites", sobremesas e sorvetes feitos à base de soja, amêndoas, aveia, e coco, por exemplo. Também abrange snacks, shakes e suplementos veganos, sem qualquer tipo de proteína animal. Entre suas marcas mais conhecidas, estão a Silk, So Delicius, Alpro e Vega.

Junto com ela, a Danone vai diversificar seu portfólio e as fontes de receita. No ano passado, metade das vendas da empresa, que somaram 22,4 bilhões de euros, vieram de produtos lácteos frescos. "(O acordo) vai nos permitir melhorar o perfil de crescimento da Danone e reforçar nossa capacidade de resistência, por meio de uma plataforma mais ampla na América do Norte", disse em nota o presidente do grupo, Emmanuel Faber.

Concluído o negócio, a participação da unidade norte-americana nos negócios totais da Danone, que hoje é de 12%, subirá para 22%. A transação dará origem a uma das 15 maiores companhias de alimentos e bebidas dos Estados Unidos, líder no nicho de laticínios refrigerados, de acordo com comunicado. "A Danone é uma empresa única, com capacidades que vão possibilitar que WhiteWave chegar à sua próxima fase de crescimento", pontuou o CEO e presidente do conselho da americana, Gregg Engles.

Com a crescente busca dos consumidores por alimentos saudáveis e o avanço da concorrência de marcas pequenas, que trabalham com ingredientes "mais naturais", nos Estados Unidos, a Danone e outras grandes fabricantes de lácteos recorreram ao uso de leite orgânico em alguns produtos, segundo o The New York Times. Porém, para que o leite tenha essa certificação, as vacas produtoras precisam consumir apenas plantas e grãos sem agrotóxicos, o que encarece a produção.

A General Mills, por exemplo, fechou acordo com uma grande cooperativa para ajudar alguns de seus fornecedores a converter terras de agricultura tradicional em orgânica, processo que leva cerca de três anos. A própria Danone também já tinha tomado medidas para melhorar a qualidade, fixando o preço do leite para alguns fazendeiros parceiros, em troca de que eles garantissem o bem-estar dos animais e adotassem práticas "verdes". Agora, a empresa resolveu "pegar um atalho" e integrar a seus ativos uma organização com sistema orgânico já consolidado.

Pelo combinado, a Danone pagará 56,25 dólares por cada ação da WhiteWave, em dinheiro, o que deixa o valor da fabricante em cerca de 12,5 bilhões de reais, incluindo as dívidas. É a maior aquisição da Danone em quase 10 anos e a primeira sob o comando de Faber, que assumiu a presidência em setembro de 2014. A operação ainda precisa ser aprovada pelos acionistas da WhiteWave e por órgãos regulatórios. A finalização é esperada para até o fim do ano.

A combinação dos negócios deve gerar sinergias em torno de 300 milhões de dólares até 2020 e acrescer os ganhos da Danone em mais de 10% no primeiro ano após sua conclusão. O faturamento da WhiteWave foi de 4 bilhões de dólares no ano passado. Ela tem cerca de 5.300 funcionários – a Danone emprega aproximadamente 100.000 pessoas no mundo todo.

Entenda o caso:

Danone compra americana WhiteWave Foods por US$ 10 bilhões

As informações são da Exame. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures