ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O leite é uma atividade rentável? Compartilhe sua visão e ganhe recompensas!

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/02/2021

2 MIN DE LEITURA

7
5

É recorrente escutarmos que o Brasil perde produtores de leite todos os dias. Por outro lado, observamos vários casos de sucesso no setor. Além disso, sabemos que, em toda as atividades, existem momentos de altos e baixos, em que a combinação de preços e custos pode ser desafiadora (como agora). 

Diante disto, levantamos os seguintes questionamentos

  • Em quais condições a atividade leiteira é bom negócio? 

  • O leite pode competir com outras atividades, ou sempre dependerá de ajuda governamental para ser “viável”, como circulou recentemente nas redes?

  • Por que algumas propriedades (mesmo que aleguem fazer tudo certo) acabam desistindo da atividade? 

  • Existe uma receita de bolo com ingredientes pré-definidos para o sucesso? Quais seriam eles?

Para discutir o assunto, nós, da Equipe MilkPoint, lançamos o evento MilkPoint Experts - Feras da Gestão, uma imersão em negócios e pessoas, que terá um time de palestrantes e encontros semanais ao longo de 8 semanas. Os temas dos encontros girarão em torno dos diferentes sistemas de produção, a gestão de pessoas nas fazendas, avaliação de índices zootécnicos, processos, custos de produção, mercado do leite e tecnologias, bem como a influência de cada um desses fatores na rentabilidade e sucesso da atividade (confira mais detalhes no site!).

Mas, antes de chegarmos neste grande evento, queremos ouvir a sua opinião!

Como um “esquenta” para o Feras da Gestão, estamos lançando um concurso de conteúdo em que os participantes darão seu ponto de vista sobre o retorno econômico da produção de leite. 

A ideia é recebermos textos e vídeos (de no máximo 15 minutos) de técnicos, especialistas e, claro, produtores de leite, destacando as circunstâncias que tornam a atividade rentável (ou não), as características de propriedades de sucesso e propriedades que fracassam e a competitividade do leite em relação aos demais segmentos do agronegócio.  

Os artigos e vídeos que forem aprovados (há uma curadoria) serão expostos no site e as três argumentações que obtiverem mais curtidas e comentários únicos no site (não vale vários comentários de uma mesma pessoa) receberão também ingressos para o MilkPoint Experts - Feras da Gestão - confira a programação aqui. O grande vencedor receberá como prêmio acesso ao EducaPoint por 1 ano.

Ao final, faremos um e-book com todos os textos publicados, ficando de reflexão para todos aqueles que atuam na atividade.

E aí? Como avalia o cenário da produção de leite no Brasil? Participe do concurso! 

Basta enviar seu texto ou vídeo para contato@milkpoint.com.br ou para o WhatsApp (19) 993182340 até o dia 31/03. Boa sorte!

7

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LINCOLN SANTIAGO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 01/03/2021

muito trabalho muito sacrificio e nenhuma satisfacao financeira.
muita despesa preco alto da racao e insumos e mao de obra acabam com o lucro.
sem contar o altissimo risco da atividade.
unico produto que se vende sem saber o preco que vai receber.
ADIL ALVES VERLINDO

CAXIAS DO SUL - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/02/2021

Boa tarde a todos!
Iniciei na atividade leiteira em 2014 sem nenhum conhecimento do setor. Acreditei que poderia dar conta.
Nois dois primeiros anos tive grandes perdas e alguns erros. A partir de 2017 comecei a acertar mais que errar.
Construí um galpão de compost banr, ajustei piquetes bem próximos ao galpão e fiz alguns investimentos em 2020 em máquinas (trator novo, desensiladeira e grade niveladora) e continuei, fazendo irrigação em 5 ha para tifton 85. Desde de 2017 não tem sobrado nada e agora em 2021 vai faltar dinheiro, mas tenho a certeza que a partir de 2022, com a pastagem pronta, genética, sanidade e qualidade do leite, que sempre tive, chegará a hora de colher os frutos.
O que mais me chateou até o momento foi que desde o inicío como principiante, não tive apoio nem assistência técnica, o que prejudicou e atrasou meu sucesso. Este ano troquei de Cooperativa e resolvi grande parte dos meus problemas.
Agora é aguardar que nenhum sinistro ocorra e continuar com garra, motivação e fé que tudo vai dar certo.
LEONARDO DO AMARAL

BATALHA - ALAGOAS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/02/2021

Na atividade leiteira acredito não ter receita de sucesso , mas há estratégias e características comuns dos produtores q em crise ou não se sobressaem !! Primeira coisa envolve o custo de produção , o sistema só é bom se ele consegue suportar momentos difíceis ( possuir margens Líquidas na média ano acima de 20% ) na média dos anos tbm !! Segundo ponto não menos importante : vender bem seu produto , não ser o preço mais alto do Brasil ou dos maiores produtores , mas sim ser no seu perfil de produção dos melhores da região , um produtor interessante ao Laticínios , com Qualidade , negociações prévias ( hora de fazer bons negócios é quando estão querendo leite e não quando começa a baixar) e volume ( venda conjunta pode ser uma boa estratégia ) !! E por último , independente do sistema , possuir eficiência produtiva ( animais eficientes pro seu sistema de produção) são animais q convertem o máximo de leite e ganho de peso( recria ) por Kg de MS ingerida !! Um exemplo básico de eficiência ou falta dela : é quase regra fazer a Novilha parir com 22/26 meses a 4500/5500 reias !! Só que uma fazenda com potencial genético de 10mil kg e outra com 5 mil kg na lactação, ,tem perda financeira nessa conta ? Investimentos em estruturas de confinamento e conforto para animais q não possuem uma carga genética que responderá ao sistema ... Outro ponto que vejo como importante é saber usar de forma eficiente e estratégica o dinheiro que ganhou ( educação financeira ) A maioria dos produtores de leite do país sai do ramo ou passam dificuldade não por falta de investimento mas pelo investimento mal feito , acarretando em não retorno do capital investido, que já é muito por sinal (empobrecimento/desestímulo ) !!
THIAGO LEÃO BAYLAO

RIO VERDE - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/02/2021

Para ser bom na pecuária leiteira tem que ter todos os setores ( nutrição, recria de bezerras e novilhas, reprodução e qualidade de leite ) rodando certinho, pois um setor depende do outro e assim a fazenda poderá girar com eficiência. Infelizmente quando um setor n esta no eixo outros setores são prejudicados. E pode ter certeza que a pecuária leiteira é rentável quando se tem organização e uma boa equipe, podendo se comparar com lavoura olhando Litros/ha, em sistemas intensivos como ( compost barn e free stall).
THIAGO LEÃO BAYLAO

RIO VERDE - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/02/2021

Para ser bom na pecuária leiteira tem que ter todos os setores ( nutrição, recria de bezerras e novilhas, reprodução e qualidade de leite ) rodando certinho, pois um setor depende do outro e assim a fazenda poderá girar com eficiência. Infelizmente quando um setor n esta no eixo outros setores são prejudicados. E pode ter certeza que a pecuária leiteira é rentável quando se tem organização e uma boa equipe, podendo se comparar com lavoura olhando Litros/ha, em sistemas intensivos como ( compost barn e free stall).
JUSCELINO RAMOS JÚNIOR

AVELINÓPOLIS - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/02/2021

O grande problema enfrentado há décadas pelos produtores de leite, é a forma de comercialização do produto. Você entrega sem saber quanto, quando e nem se vai receber e isso impede a profissionalização da maioria dos produtores, pois não têm como investir em um negócio que não lhe oferece segurança e nem retorno. Na outra ponta, estão as importações feitas sem a devida necessidade e com finalidades escusas, deixando os produtores atônitos e sem rumo. Seria de bom alvitre que as indústrias abrissem diálogos com produtores ou entidades representativas da classe para mudar as regras de negociações, que ao meu ver, ainda estão na idade da pedra.
MARIUS CORNÉLIS BRONKHORST

ARAPOTI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/02/2021

Bom dia a todos .
O título do artigo me entriztese e ao mesmo tempo me facina .
Na atividade desde 1982 , muito já passamos com plano de governos , políticas de preços não sustentáveis , consumidor sem poder de compra etc .
Em 82 comecei com 20 vacas balde ao pé , trato no carrinho e sem trator próprio.
Minha esposa e eu no meio do milharal .
Criamos 4 filhos em escolas particulares e os 4 fizeram faculdade cada um no seu currículo .
No começo dos ano 90 tava tão ruim que cochitamos de deixar tudo i mudar pra outro lugar .
Acabamos de ficar e aí começou a revolução na propriedade .
Em 1998 com financiamento do pronaf foi construído um semiconfinamento , em 2001 uma sala de ordenha , este era meu terceiro sistema de ordenha .
Em 2010 aos 50 anos de idade e todas as contrações não me atendia conforma a nessecidade do tempo e volume de produção mais uma virada brusca .
Duas incógnitas ou construir e renovar ou vender tudo .
Desde 2011 não parei mais de construir e desmanchar tudo que tinha de velho na propriedade , o único velho que sobrou sou Eu e minha esposa .
Hoje com 490 vacas em lactação mais gado jovem , produzindo 53000 litros de leite por hectare ano .
Devo dizer que sou produtor de leite com MUITO orgulho Sim .
A rentabilidade de outras atividades depende de cada produtor e produto agora por hectare não tem que de mais que leite....
O trabalho é feio por funcionário e a administração financeira está com migo .
E ainda prestamos serviços para terceiros na época da silagem .
Não me arrependo nem um minuto de sido 40 anos produtor de leite .
A , não se iludem , em todas as atividades tem o percentual que para todo ano , e vou dizer mais a tendência e aumentar fiquem atentos .
Obrigado

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures