ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MG: o futuro do leite é discutido em evento paralelo ao Minas Láctea

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/07/2019

2 MIN DE LEITURA

0
0
Os desafios e as perspectivas do setor leiteiro no Brasil foi o tema da palestra que o chefe-geral, Paulo Martins, proferiu na manhã do dia 17, no auditório da Sede. O evento, promovido pela empresa de insumos para alimentação Vivare, integrou a programação paralela da Minas Láctea, realizada pela Epamig/ILCT durante a semana. Mais de 100 pessoas compareceram, representando 60 laticínios e entidades do setor leiteiro. Eles também visitaram o Laboratório de Qualidade do Leite da Unidade.
 
Durante a palestra, Martins apresentou um panorama da atividade leiteira diante das transformações tecnológicas que o mundo, cada vez mais conectado, está passando. Assim como em outras áreas, a pecuária leiteira já está absorvendo as mudanças promovidas pela disseminação das tecnologias da comunicação e informação (TICS), como a robótica e a inteligência artificial. Ele fez uma comparação com as grandes transformações que o mundo passou ao longo da história, desde a primeira Revolução Industrial (1780), com as máquinas a vapor; passando pela incorporação da energia elétrica, derivados do petróleo, telefonia e linhas de montagem, 100 anos depois, ao transistor, na década de 70, até chega à Internet das Coisas, nos dias atuais.
 
“Desde o começo da última década mudou-se muito a maneira de se pensar e fazer as coisas. Hoje as máquinas conversam entre si e, especialmente após o surgimento do smartphone, se adaptar à velocidade das transformações passou a ser essencial para não ser sucumbido em qualquer que seja a atividade”. O chefe-geral citou o engenheiro alemão Klaus Schwab, criador do Fórum Econômico Mundial, que é realizado anualmente em Davos, na Suíça: “Não é o peixe grande que come o pequeno, mas o peixe rápido que engole o lento”.
 
Paulo Martins mostrou as mudanças que o mundo corporativo mundial passou nos últimos anos, ao mostrar o ranking das empresas e marcas mais valiosas de 2007 e de dez anos depois. Apenas uma que constava na primeira relação permanecia entre as 10 mais de 2017, a Microsoft. Gigantes industriais perderam espaço para marcas até então desconhecidas nesta que está sendo chamada de quarta revolução industrial. O pesquisador ressaltou que todas essas transformações chegaram ao setor agropecuário e na atividade leiteira não é diferente. “As fazendas 4.0 já são realidade”, comprovou.
 
Além do avanço tecnológico, Martins frisou que o novo consumidor também mudou, o que traz impactos imediatos na lógica de produção. “Hoje é preciso focalizar a alimentação rápida, fácil, saborosa, saudável e ambientalmente responsável. Aspectos como produção limpa, reciclagem, desperdício, bem-estar animal, rastreabilidade, preço justo, preocupação com as comunidades e cuidado com os produtores, entre outros, são cada vez mais levados em consideração”, pontuou. 
 
Pensar em novas soluções para o leite e reposicionar o setor passa ser o caminho a ser seguido, apontou Martins. “Para isso é preciso articulação e união de produtores, indústrias, investidores, transportadores, empresas públicas e privadas de pesquisa e tecnologia e conhecimentos de biólogos, zootecnistas, agrônomos, veterinários, matemáticos, físicos e economistas, dentre outras áreas”. Ele destacou o ambiente de inovação que vem sendo criado pela Embrapa Gado de Leite por meio dos eventos que integram o Ideas for Milk desde 2016.
 
As informações são da Embrapa Gado de Leite.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures