ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O futuro do iogurte probiótico

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/12/2019

3 MIN DE LEITURA

0
1

Com a preferência do consumidor por alimentos saudáveis e funcionais continuando a crescer, o mesmo ocorre com o mercado de iogurtes probióticos. Os benefícios associados à saúde digestiva são aceitos pelos consumidores - a tal ponto que eles querem mais. Os fabricantes de laticínios são desafiados a produzir iogurtes com um sabor delicioso e com benefícios probióticos documentados.

Os consumidores querem "comida de verdade" que seja conveniente, saudável e saborosa. Os lácteos se beneficiam de uma imagem já estabelecida de serem naturalmente saudáveis, com muitos produtos atendendo à demanda por consumo em movimento.

De acordo com a 360 Research Reports, o mercado de probióticos e prebióticos deverá crescer a uma taxa anual composta (CAGR) de 6,5% entre 2018-2023. Esse crescimento constante do mercado baseia-se no aumento da conscientização dos consumidores em relação aos benefícios promovidos à saúde.

Probióticos - capturando a curiosidade do consumidor

O consumo regular de probióticos é amplamente incentivado, para ajudar a equilibrar a microbiota intestinal, promover uma melhor absorção de nutrientes e movimentos intestinais regulares e impulsionar o sistema imunológico. Os produtos lácteos são geralmente considerados bons portadores de probióticos e o iogurte é uma escolha particularmente popular.

Isso ocorre possivelmente porque o iogurte é uma das fontes originais de probióticos e é estabelecido que as culturas sejam introduzidas no iogurte durante a produção. Os consumidores são curiosos no que diz respeito aos probióticos - eles querem entender como trabalham e descobrir algumas das novas vantagens discutidas na mídia, como controle de peso e melhora da saúde mental. 

"Os probióticos são considerados uma área muito interessante para os consumidores", disse Eve Martinet-Bareau, gerente global de produtos para probióticos lácteos da DuPont. "Mas também são um produto confuso, visto que as pesquisas sobre ainda são recentes. Os consumidores querem aprender sobre cepas e contagem de células - e geralmente acreditam que quanto maior a contagem de células no produto, melhor, ao invés de entender que cada probiótico tem uma dose específica recomendada para que se garanta cada benefício à saúde. E eles querem poder se beneficiar das novas funcionalidades que ouviram ou leram - e essas novas funcionalidades devem, obviamente, ser bem documentadas.”

O desafio dos fabricantes de laticínios

O fato de os probióticos serem bactérias vivas acrescenta desafios únicos aos produtores de iogurte e criar um produto com excelente sabor se torna um delicado equilíbrio. Além disso, o produto deve ter uma vida útil ótima e contagem de células no momento do consumo para dar aos consumidores o efeito que eles esperam.

A viabilidade dos probióticos no iogurte depende de uma ampla variedade de fatores: a cepa em si, as preparações de leite e frutas utilizadas, a temperatura de incubação, o tempo de fermentação e a temperatura de armazenamento. Para compensar a potencial perda de viabilidade durante o armazenamento e garantir a alta contagem de células que muitos consumidores procuram no rótulo de iogurte, alguns fabricantes experimentaram inocular em seus iogurtes um nível muito alto de probióticos. Mas isso teve um efeito negativo na qualidade do produto final e resultou em características como alta acidez e, às vezes, problemas no sabor.

"Como os probióticos são bactérias vivas, eles continuam fermentando e podem acidificar o iogurte", disse Martinet-Bareau. "A boa notícia é que, selecionando as cepas corretas, é possível criar uma formulação única que controla a acidez. Existem novas soluções empolgantes que podem ajudar a preservar as características indulgentes de iogurte, desejadas pelos consumidores, enquanto garantem uma alta contagem de células durante todo o armazenamento.”

É só o começo

De acordo com o Euromonitor em seu relatório de julho de 2019, a saúde intestinal ainda é uma tendência emergente no espaço de vida saudável - e que vai se expandir das categorias tradicionais de laticínios para lanches e alimentos indulgentes, com novo foco em prebióticos. Portanto, faz sentido que novas culturas e novas soluções estejam no horizonte para atender a essas demandas. "Na DuPont, identificamos sinergias entre culturas de iogurte e probióticos e descobrimos uma maneira de aumentar a contagem de células várias vezes", disse Martinet-Bareau.

"Temos documentação clínica para essas cepas, por sua funcionalidade e os benefícios que elas proporcionam. Mas o lançamento não ocorrerá até a primeira metade de 2020. ”Seguindo a tendência de saúde e indulgência combinadas, as novas culturas da DuPont visam a produção de iogurtes muito indulgentes - de textura grossa e sabor suave - que também fornecem uma alta contagem de probióticos para melhorar as vantagens digestivas. A nova aplicação é para iogurtes premium com textura luxuosa, sabor delicioso e com contagem de células probióticas otimizada", disse Martinet-Bareau. "Será um lançamento emocionante para nós - não apenas será um produto combinado para a conveniência da fabricação, mas também garante a contagem correta de células no final do prazo de validade - e é algo que os consumidores e fabricantes estão procurando".

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures