Curiosidades: banco de dados contém história de mais de 1.800 queijos

O site permite que o usuário busque queijos de acordo com diversos filtros: o tipo de leite usado, a textura, a cor ou o país de origem. Lá estão desde o tradicional parmesão, da Itália, até o chancliche, queijo libanês envolto em um preparado de tomilho, pimenta e outras especiarias.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Independente da matéria-prima utilizada, o queijo é um alimento popular. Seja feito com leite de vaca, ovelha, búfala; ou inclusive variedades sem lactose, como o queijo de tofu. Para reunir toda essa variedade, o site Cheese.com formou um banco de dados online com informações e histórias de 1.829 tipos de queijo diferentes. O site permite que o usuário busque queijos de acordo com diversos filtros: o tipo de leite usado, a textura, a cor ou o país de origem. Lá estão desde o tradicional parmesão, da Itália, até o chancliche, queijo libanês envolto em um preparado de tomilho, pimenta e outras especiarias. Além de apresentar os queijos e suas histórias, o site também apresenta sugestões de harmonizações entre os tipos do alimento e vinhos, além de dar dicas para o corte e armazenamento dos queijos.

Figura 1

O queijo no Brasil

O queijo é um alimento milenar. Acredita-se que a produção de queijo começou há cerca de 5.000 anos, por povos da Ásia Central e do Oriente Médio. No Brasil, a produção do alimento iniciou por volta do século XVIII. A meta da Associação Brasileira das Indústrias de Queijo (Abiq) é fazer com que o brasileiro consuma 7,5 quilos ao ano até o fim de 2020. No país, os queijos feitos a partir de leite de vaca são os mais populares, compreendendo 90% da produção nacional. O tipo de queijo mais fabricado e consumido no Brasil é o muçarela, de origem italiana, dada a sua grande aplicação no preparo dos mais diversos tipos de pratos, como pizzas e sanduíches. O estado de Minas Gerais é o principal produtor de queijo no Brasil, com 25% da produção total do país. Ao todo, a atividade movimentou R$ 22 bilhões em 2018, segundo a Abiq.

As informações são do Nexo Jornal, adaptadas pela Equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?