ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O atacarejo vigoroso pós-pandemia

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/07/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

O cenário da economia pós-pandemia não é nada promissor. A atividade econômica dá sinais de forte desaceleração em diversos setores. Segundo o IBGE, em abril houve queda de 18,8% na indústria, de 16,8% no comércio e de 11,7% no setor de serviços.

A previsão para o PIB de 2020 do Banco Central é de recessão de 6,4%. É importante ressaltar o aumento do desemprego, queda na renda e aumento da informalidade. Na maioria das cidades, muitas famílias estão em isolamento social com os filhos longe das escolas públicas o que impacta diretamente no aumento dos gastos dentro do lar, especialmente com alimentação e outros itens básicos.

As famílias de classe média buscam equilibrar seus gastos e fazem ginástica para abastecer os lares. O atacarejo, conhecido também como atacado de autosserviço, continua sendo o canal que mais cresce este ano. De acordo com o Grupo Nielsen, o crescimento acumulado do atacarejo até maio deste ano foi de 18,5%, na comparação com o mesmo período do ano passado. Enquanto isso, as farmácias de rede crescem 8,4%.

O consumo no atacarejo se mantem vigoroso pós-pandemia em função das vendas à pessoa física e ao pequeno varejo. Em compensação, a compra dos transformadores tem impacto negativo em função do fechamento de bares, restaurantes, lanchonetes e cafés.

As redes nacionais e regionais do atacarejo estão crescendo e cumprem papel importante no abastecimento mensal de boa parte dos lares brasileiros de todos os estratos sociais. A proposta de valor oferecida pelo canal, com preços baixos, é muito pertinente nesse momento de retração econômica.

Muitas redes têm oferecido alternativas, como serviços de click & collect, drive thru, lockers, para aqueles consumidores de maior renda e mais acostumados aos canais digitais. Porém, a maioria não tem condições de arcar com certas taxas e custos de frete.

O atacarejo é um canal muito importante e representa o “Brasil real”, pois abastece a dispensa de milhares de brasileiros que continuam a frequentar as lojas físicas em busca de ofertas que possam otimizar sua cesta de compras em momento crítico.

As informações são do Consumidor Moderno. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures