A Nova Zelândia conclamou ontem o Brasil a acabar com a sobretaxa antidumping na entrada de leite em pó importado do país, durante reunião na Organização Mundial do Comércio (OMC).
A sobretaxa, de 3,9%, segundo negociador brasileiro, foi imposta em 2001 e agora será revisada. O governo da Nova Zelândia argumenta que não há sentido em manter a sobretaxa porque a Fonterra, empresa atingida, tornou-se um grande investidor na produção brasileira de leite e a importação caiu de 6.042 toneladas para 142 toneladas no período, informou o Valor.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

SAVIO SANTIAGO
OUTRO - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 30/04/2006
Como se já não bastasse a manipulação do mercado nacional por parte de multinacionais, empresas de importação e o fato de termos tantos problemas econômicos, cogita-se a hipótese de rever a sobretaxa sobre a entrada de leite da Nova Zelândia. Se esse absurdo se confirmar com o dólar nos patamares que está, teremos a definitiva quebradeira do setor produtivo de leite do Brasil.