NZ: produtores pressionam Fonterra por causa de leilões

A cooperativa de lácteos neozelandesa, Fonterra, está enfrentando uma crescente pressão para repensar seus leilões de leite. A <i>Federated Farmers</i>, representando 36 mil produtores neozelandeses, questionaram se a transparência do sistema de leilão beneficia os produtores do país.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A cooperativa de lácteos neozelandesa, Fonterra, está enfrentando uma crescente pressão para repensar seus leilões de leite. A Federated Farmers, representando 36 mil produtores neozelandeses, questionaram se a transparência do sistema de leilão beneficia os produtores do país.

Nesta semana, a Federated Farmers pediu que a Fonterra aponte um árbitro independente para decidir se o leilão de 10% de seu leite em pó integral está causando queda nos preços internacionais. A introdução dos leilões em julho coincidiu com a queda de mais de 50% nos preços internacionais dos lácteos.

No mês passado, o diretor da companhia de lácteos, Open Country Cheese, Wyatt Creech, pediu que a Fonterra revisasse seu sistema de leilão, culpando-o pela queda nos preços e prejuízo para a indústria de lácteos. Produtores australianos levantaram preocupações similares em novembro. Entretanto, a Fonterra defendeu seus leilões, dizendo que estes tornam os preços do leite mais transparentes (veja artigo relacionado).

O porta-voz da Federated Farmers, Lechlan McKenzie, disse que os produtores querem análises independentes e apropriadas.

A Fonterra rejeita a idéia de mudança. "Não temos planos atualmente de fazer uma revisão do comércio global de lácteos", disse um porta-voz da empresa. "O comércio global de lácteos está funcionando como deve; as afirmações de que isso está ajudando a pressionar para baixo os preços do leite em pó integral são infundadas. Outras commodities, como leite em pó desnatado, queijos, manteiga e outras como soja, trigo e cevada também tiveram queda nos preços nos últimos meses em valores similares".

A Fonterra disse que os preços internacionais dos lácteos estão próximos de se estabilizar. "Nossas próprias análises de oferta e demanda indicam que estamos próximos de estabilizar no ciclo de preços", disse o diretor de comércio global da Fonterra, Kelvin Wickham.

Em 09/01/09 - 1 Dólar Neozelandês = US$ 0,58971
1,69575 Dólar Neozelandês = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)

A reportagem é do Suff.co.nz, adaptada e traduzida pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?