ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

NZ: novas regras de bem-estar animal entram em vigor

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/11/2019

2 MIN DE LEITURA

0
2

Os novos regulamentos sobre cuidados com vacas na Nova Zelândia entraram em vigor. Desenvolvido pelo Comitê Consultivo Nacional de Bem-Estar Animal (NAWAC) após consultas com agricultores e outras pessoas, as novas regras tratam das necessidades comportamentais das vacas quando estão em superfícies duras, incluindo superfícies de alimentação, apoio e ambientes de espera.

O Governo concordou em alterar o código de bem-estar para gado leiteiro, seguindo recomendação da NAWAC. Manter as vacas fora do pasto, especialmente a longo prazo, pode apresentar riscos ao bem-estar dos animais e é disso que os novos padrões tratam.

O presidente da NAWAC, Gwyneth Verkerk, disse que o gado leiteiro mantido em instalações fora do pasto por mais de três dias deve ter área de repouso bem drenada com superfície macia compressível e abrigo. Ele também sugere que o gado alojado a longo prazo tenha acesso ao ar livre.

Contudo, Verkerk disse que os produtores afetados devem ter tempo para se adequar. "O ministro concordou em adiar o início da vigência das normas para acesso das vacas ao exterior e seus funcionários trabalharão conosco para determinar como implementá-las", disse Verkerk. "O objetivo da emenda é incentivar todos os responsáveis pelo bem-estar do gado leiteiro a adotar os mais altos padrões de criação, cuidado e manejo.”

A DairyNZ disse que trabalhou com o Ministério das Indústrias Primárias (MPI) na revisão. “No coração da Nova Zelândia, a indústria de lácteos está tratando todos os animais com cuidado e respeito”, disse. “A liberdade das vacas de expressar seus comportamentos naturais em nossos sistemas de pastagens é amplamente reconhecida como benéfica para o animal, no entanto, temos desafios associados à sua manutenção no ar livre.”

Esses padrões mínimos ajudam a resguardar as vacas que desejam expressar comportamentos naturais, como deitar-se confortavelmente, além de contribuírem para saúde e bem-estar onde quer que estejam na fazenda e em qualquer clima.

Em algumas circunstâncias, instalações de confinamento podem ser boas para o meio ambiente e saúde animal. Cerca de 40% das fazendas têm algum tipo de instalação, mas a maioria delas é usada para alimentação quando o pasto está baixo. Ainda assim, as vacas passam algumas horas na pastagem, geralmente após a ordenha, para suprir suas necessidades diárias.

Normas:

  • Se os produtores estiverem colocando vacas em superfícies duras, como pedras ou concreto, sem uma área de repouso, eles precisarão providenciar superfície macia para as vacas repousarem como, por exemplo, concreto coberto com borracha.
  • Se as vacas estiverem parindo em superfície dura, como concreto ou pedras, os produtores devem fornecer uma cobertura seca e antiderrapante, como esteiras de palha ou borracha e gerenciar o acúmulo de efluentes na superfície.
  • Se os produtores criarem vacas em instalações fora do pasto, as vacas devem ter espaço suficiente para afastar-se do grupo principal. Esta é uma consideração da taxa de lotação.
  • Se os produtores tiverem instalações com pisos de madeira, sem teto, que permitam a entrada de água a ponto de ficarem molhadas ou com consistência de lama úmida, deve haver uma drenagem para minimizar os efeitos do clima úmido e permitir o máximo de espaço e conforto para as vacas se deitarem.
  • A legislação afetará produtores que usam pisos de concreto durante o tempo chuvoso e que mantêm os animais em pisos duros durante a maior parte do dia, por longos períodos. Nessa situação, deverá ser providenciado acesso a piquetes mais secos, ou considerar esteiras de borracha.
  • Os padrões definiram tempo máximo em superfícies duras ou inadequadas de 16 horas por dia. Com isso, é possível operar uma estratégia de ordenha de 12 horas, com 12 horas de folga e permanecer dentro dos padrões.

As informações são do Rural News, traduzidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures