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NZ: exportação de produtos naturais compensa queda na receita com lácteos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/04/2017

2 MIN DE LEITURA

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O governo da Nova Zelândia está comprometido em ajudar as empresas de produtos naturais e suplementos a atingir seu potencial de exportação, eliminando barreiras à inovação, de acordo com o ministro do meio ambiente do país. Os ganhos de exportação de várias indústrias, incluindo produtos naturais, desempenharam um papel fundamental para preencher a lacuna deixada pela queda dos preços globais dos produtos lácteos, segundo o ministro, Nick Smith.

Os preços globais dos produtos lácteos atingiram mínimos históricos em meados de 2015, representando uma ameaça significativa para as receitas de exportação da Nova Zelândia, antes de começarem a se recuperar em 2016. Smith disse que foi notável durante a queda dos preços dos lácteos que outros setores, incluindo produtos naturais, "intensificaram e preencheram a lacuna”. Ele falou durante o New Zealand Natural Products Summit, realizado em Nelson e destacou que cerca de 80% do setor exporta, com um valor combinado estimado em mais de US$ 300 milhões por ano.

"Temos uma indústria nacional de produtos naturais realmente forte, mas a verdadeira empolgação vem das oportunidades de exportação", disse ele, notando que o primeiro-ministro chinês Li Keqiang acabou de realizar uma visita de Estado ao país. Antes de chegar à Nova Zelândia, o primeiro-ministro Li visitou a Austrália ao mesmo tempo em que a China proporcionava aos exportadores uma pausa em relação às mudanças planejadas nas regras de comércio eletrônico.

O Ministério do Comércio da China deu uma pausa nos planos de regulamentos mais rigorosos entre as fronteiras, o que significa que muitos bens ainda serão considerados como comércio pessoal, em vez da distribuição comercial. Portanto, as empresas estrangeiras devem ainda ser capazes de contornar requisitos complexos de registro local para vender mercadorias na China através do modelo de zona de livre comércio.

Segundo a diretora de assuntos corporativos da Natural Products New Zealand, Alison Quesnel, este foi um desenvolvimento bem-vindo, com a grande maioria das exportações de suplementos do país usando o modelo de comércio eletrônico. "As mudanças na China nos deram um pouco de espaço para respirar", disse ela. Talvez sem surpresa em um ano de eleições gerais, Smith usou uma parte considerável de seu discurso para destacar a taxa de crescimento de 3% da Nova Zelândia, o baixo desemprego e taxas de juros e inflação relativamente baixas. Ele prometeu que o governo estava empenhado em ajudar o setor de produtos naturais a crescer, incentivando a inovação e não sufocando as empresas com políticas restritivas.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

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