A valiosa contribuição que a produção leiteira faz para a economia da Nova Zelândia foi destacada em relatório preparado pelo Statistics NZ para a cooperativa Fonterra, mostrando que a empresa é responsável por um quarto dos lucros de exportação do país.
Para o presidente da Fonterra, Henry van der Heyden, os dados para o ano, até maio de 2008, confirmam a "produção leiteira e os produtores de leite como um verdadeiro pilar para nossa economia", informou em artigo no site da Fonterra (www.fonterra.com).
Nos últimos dados, a contribuição da indústria leiteira aumentou mais de 3%, para um total de 27% das receitas de exportação da Nova Zelândia, e só a Fonterra contribui com 25%.
Claramente, grande parte deste aumento foi direcionada pelos preços recordes das commodities. Se o país não tivesse passado pela seca que levou à queda de cerca de 4% na produção, os dados seriam ainda maiores.
Em um momento de desaceleração no crescimento econômico do país, van der Heyden disse que a confiança nunca esteve mais forte no setor leiteiro, com um pagamento recorde aos produtores em 2007/08 e um forte começo para a nova estação produtiva.
"Estamos vendo um contínuo investimento dos produtores e em nossa capacidade de processamento - é um grande incentivo, particularmente para regiões como Southland com muitos novos empregos e benefícios".
NZ: 25% das receitas de exportação vêm da Fonterra
A valiosa contribuição que a produção leiteira faz para a economia da Nova Zelândia foi destacada em relatório preparado pelo <i>Statistics NZ</i> para a cooperativa Fonterra, mostrando que a empresa é responsável por um quarto dos lucros de exportação do país.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.