Novo estudo sugere que leite pode melhorar saúde do coração

Pesquisadores irlandeses sugeriram que uma dieta rica em leite pode ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e de derrame. De acordo com o reportado, os homens passaram por uma ampla avaliação cardíaca, incluindo a realização de um eletrocardiograma (ECG) no começo do estudo e subseqüentemente a cada cinco anos por um período de 20 anos. Registros em hospitais e médicos também foram avaliados.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Pesquisadores irlandeses sugeriram que uma dieta rica em leite pode ajudar a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e de derrame. O estudo foi publicado na edição de maio do Journal of Epidemiology and Community Health.

Os pesquisadores estudaram as dietas de 665 homens de idade entre 45 e 59 anos que fizeram parte do Caerphilly Cohort Study, feito entre 1979 e 1983. De acordo com o reportado, os homens passaram por uma ampla avaliação cardíaca, incluindo a realização de um eletrocardiograma (ECG) no começo do estudo e subseqüentemente a cada cinco anos por um período de 20 anos. Registros em hospitais e médicos também foram avaliados.

Durante o período do estudo, 54 homens tiveram derrame e 139 desenvolveram doença cardíaca isquêmica sintomática (ataque cardíaco ou angina), enquanto 225 morreram.

No começo do estudo, virtualmente todo o leite consumido era integral (teor total de gordura), mas uma amostragem aleatória dos homens sobreviventes em 2000 mostrou que quase todos eles mudaram para leite desnatado ou semi-desnatado nos oito anos anteriores, segundo reportou o Medical New Today.

Os homens que consumiram mais leite diariamente (cerca de meio litro ou mais) tiveram maior ingestão de energia, sugerindo que eram mais ativos. Os níveis de colesterol e as leituras de pressão sangüíneas foram similares nos que consumiam bastante e pouco leite (menos de 250 mL) e os homens que consumiam pouco leite tenderam a consumir mais álcool.

Os homens que consumiram mais leite tiveram um risco menor de derrame do que aqueles que consumiram menos. As descobertas também valeram para os homens que começaram bebendo leite integral.

Os autores concluíram que a atual percepção de que o leite é prejudicial ao aumentar os riscos de doenças cardiovasculares precisa ser mudada, com este alimento sendo incluído em uma dieta saudável.

As informações são dos sites Dietnation.com e Dailytimes.com.pk.
Ícone para ver comentários 3
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Wander Luiz Rodrigues
WANDER LUIZ RODRIGUES

CANAVIEIRAS - BAHIA - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 12/06/2007

Parabéns, precisamos melhorar esta mensagem, fazer chegar ao povo brasileiro!!!
nivaldo silva
NIVALDO SILVA

GOVERNADOR VALADARES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/06/2007

Gostei muito. Pena que o governo não sabe, porque exige uma mensagem nas caixinhas de leite longa vida, dizendo que leite não é fonte de alimento a crianças de menos de dois anos. Isso é ridículo.
Adriano Vogt
ADRIANO VOGT

ITAPIRANGA - SANTA CATARINA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 05/06/2007

Gostei muito do artigo, pena é que isto não é divulgado em rádio e televisão, para melhorar a imagem dos produtos lácteos.
Qual a sua dúvida hoje?