Leite, queijos e até um pouco de sorvete não são produtos que engordam crianças como alguns pais pensam, podendo, inclusive, ajudar a prevenir a obesidade na adolescência, segundo mostrou um novo estudo.
Crianças que consumiram menor quantidade de produtos lácteos dos três ao nove anos de idade ganharam 7% a mais de peso e tiveram escores 12% maior de medida de gordura corpórea com 13 anos do que aquelas que consumiram mais lácteos, informaram pesquisadores durante conferência sobre obesidade realizada em Fort Lauderdale, EUA, na terça-feira (14).
"Existe um mito de que o consumo da gordura de produtos lácteos engorda a pessoa. Muitas pessoas acreditam nisso. Muitos médicos acreditam nisso. Isso não é totalmente verdade", disse a pesquisadora da Universidade de Boston, Lynn Moore, que falou em uma reunião da Associação Norte-Americana para Estudo da Obesidade.
Outros estudos mostraram que uma dieta rica em gordura na infância, que tem se tornado cada vez mais comum, pode levar ao desenvolvimento de diabetes mais tarde - especialmente entre negros - e essas crianças gastam muito pouco tempo fazendo exercícios físicos.
O estilo de vida sedentário e a piora da dieta devido aos fast foods têm feito com que uma em cada seis crianças dos EUA seja obesa atualmente, o triplo de 20 anos atrás. Essas crianças têm alto risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes, alta pressão sangüínea e outras doenças crônicas.
Ainda não está claro porquê os produtos lácteos ajudam a controlar o peso, disse Moore. Eles podem substituir refrigerantes, bebidas açucaradas e outras desse tipo. O cálcio e demais nutrientes nos produtos lácteos parecem impulsionar o metabolismo, segundo outros estudos.
Somente 30% das crianças consomem a quantidade mínima recomendada de produtos lácteos, duas porções por dia, enquanto os pais procuram formas de cortar calorias da criança, revelou Moore. A gordura presente nos produtos lácteos integrais pode contribuir para o ganho de peso, disse ela, mas não quando consumida com moderação. O leite com menor teor de gordura ou desnatado poderia fornecer todos os benefícios sem as calorias.
O estudo observou os hábitos alimentares de 99 crianças em Framingham, Massachusetts, os quais foram rastreados por anos em um estudo com seus pais.
Fonte: South Florida Sun-Sentinel (por Bob LaMendola), adaptado por Equipe MilkPoint
Novo estudo mostra que lácteos podem ajudar a combater obesidade infantil
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.