Um novo estudo mostrou que o aumento no consumo de cálcio e vitamina D pode reduzir os riscos de câncer em mulheres em pelo menos 60%.
O estudo clínico de quatro anos, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, incluiu mais de mil mulheres com idade de mais de 55 anos em de três grupos de suplementos: 1) cálcio (1400-1500 mg) com vitamina D (110 UI); 2) somente cálcio (1400-1500 mg); ou 3) placebo. Os pesquisadores viram que o risco de desenvolvimento de câncer foi 60% menores nas mulheres que receberam cálcio e vitamina D e 47% menor naquelas que receberam somente cálcio, comparado com as que receberam placebo.
Cinqüenta mulheres desenvolveram câncer (sem ser de pele) durante os quatro anos do estudo, incluindo câncer de mama, cólon, pulmão e outros. Quando os pesquisadores excluíram os 13 cânceres diagnosticados durante o primeiro ano do estudo, determinando que estes provavelmente já estavam presentes no começo do estudo, o efeito protetor do cálcio e da vitamina D foi ainda maior, com 77% menos risco de câncer comparado com o placebo.
"Este é o primeiro estudo clínico que mostra que o aumento do status de vitamina D pode afetar o risco geral de câncer - uma proposição que tem um grande potencial na saúde pública", disse o principal autor da pesquisa, Joan Lappe, que é pesquisador de nutrição da Creighton University em Omaha.
Outros estudos anteriores reportaram conclusões similares, sugerindo que o cálcio e a vitamina D podem reduzir os riscos de câncer de mama em mulheres na pré-menopausa e de câncer de cólon em mulheres mais velhas.
As informações são do site Medicalnewstoday.com.
Novo estudo mostra papel protetor do leite contra o câncer
Um novo estudo mostrou que o aumento no consumo de cálcio e vitamina D pode reduzir os riscos de câncer em mulheres em pelo menos 60%.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.