FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

RS: nove municípios em emergência devido à falta de chuvas

A Defesa Civil já recebeu nove decretos de situação de emergência provocada pela estiagem no Rio Grande do Sul, dos municípios de Boqueirão do Leão, Camaquã, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Maquiné, Mariana Pimentel, Pantano Grande, Sinimbu e Venâncio Aires. Ainda não estão contabilizados Encruzilhada do Sul e Mato Leitão, onde as prefeituras anunciaram ter recorrido à medida. O número pode aumentar nos próximos dias porque o déficit hídrico tende a permanecer. 

O governador Eduardo Leite determinou ontem à Defesa Civil que agilize a homologação dos decretos de emergência e convocou reunião com equipes das secretarias da Agricultura e do Meio Ambiente, Defesa Civil e Emater para avaliar a situação e definir providências na sexta-feira. O prognóstico é que as atuais condições meteorológicas se estendam até o final de fevereiro. Segundo o diretor técnico da Emater, Alencar Rugeri, a preocupação decorre não apenas da falta de chuvas, mas também das elevadas temperaturas, que impactam, por exemplo, na produção de leite e no bem-estar dos animais. Entre os municípios afetados pela estiagem, Mato Leitão apontou prejuízos superiores a R$ 10,3 milhões, sofridos por cerca de 450 famílias.

A estiagem atinge milho, soja, tabaco, bovinos de corte, produção de leite, pastagens, hortaliças e o abastecimento de água para animais em diversas propriedades. Em Pantano Grande, as perdas na agropecuária estão estimadas em R$ 48 milhões. No município não há ocorrência de chuva significativa há um mês. 

As informações são do Correio do Povo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.