Nova Zelândia: seca pode reduzir produção leiteira

Os produtores de leite em muitas partes da Nova Zelândia estão esperando uma produção menor nesta estação, visto que as atuais condições de seca afetam o crescimento das pastagens de South Auckland a Southland.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Os produtores de leite em muitas partes da Nova Zelândia estão esperando uma produção menor nesta estação, visto que as atuais condições de seca afetam o crescimento das pastagens de South Auckland a Southland.

O Radio New Zealand informou que apesar de os produtores de leite de Northland estarem tendo um verão muito produtivo, a falta de chuvas está começando a afetar seriamente os pagamentos recordes esperados em muitas outras regiões do país.

Muitos produtores na principal região produtora de leite do país, Waikato, reduziram as ordenhas para uma vez por dia e estão contando cada vez mais com silagem e outros alimentos suplementares à medida que as pastagens se esgotam.

O presidente da Waikato Federated Farmers, Stewart Wadey, disse que está esperando uma queda de 20% na produção de leite nesta estação como resultado da seca. Entretanto, ele ainda espera que o rendimento seja maior do que do ano passado.

Wadey disse que os preços dos suplementos alimentares às vacas aumentaram e que as condições de seca também atingirão a produção de milho.

Em Southland, o conselho regional disse que os níveis dos lençóis freáticos em dois dos principais aqüíferos da região estão no menor nível dos últimos seis anos. O diretor científico do conselho, Chris Jenkins, disse que as chuvas estão escassas desde novembro, com cerca de 40% a 65% dos níveis normais de precipitação na região.
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Paulo R. F. Mühlbach
PAULO R. F. MÜHLBACH

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/02/2008

Pois é, e ainda tem gente que duvida de que não esteja havendo uma mudança climática, se até o clima bem regrado da Nova Zelândia está pondo em risco o paradigma da produção de leite a pasto.

O fenômeno que nos sirva de alerta, especialmente aos mais afoitos, que arriscam todo o seu patrimônio animal, apostando na dependência do clima para uma produção prioritariamente a pasto. Mas há quem goste das emoções da jogatina...

No presente caso até poderia haver uma vantagem para os exportadores de leite em pó da concorrência.
Qual a sua dúvida hoje?