Nova Zelândia: Posição no mercado global está aumentando

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O último relatório sobre o mercado global de lácteos feito pelo Rabobank mostrou que a posição da Nova Zelândia no mercado mundial está aumentando firmemente.

O relatório informa que a presença da Nova Zelândia no mercado mundial tem aumentado representando mais de 30% das exportações globais nos últimos anos.

O analista do setor de lácteos do Rabobank, Hayley Moynihan, disse que a demanda por produtos lácteos aumentou baseada na forte economia global que apresentou crescimento real no Produto Interno Bruto (PIB) de 4%, bem acima da média dos últimos 10 anos.

"A aceleração real foi direcionada pelos mercados emergentes e países em desenvolvimento que tiveram um excelente crescimento de 6% em 2004. As grandes economias da China, Índia e Rússia foram os contribuintes mais significantes".

Os principais mercados de exportação de lácteos da Nova Zelândia em 2004 refletiram um crescimento na demanda nos países em desenvolvimento. As Filipinas e a China agora estão junto com a União Européia (UE) e os Estados Unidos como importantes destinos de exportação em volume.

"Com a presença significante da Nova Zelândia nos países em desenvolvimento o mix de produtos de exportação, o país permanece bem posicionado para capitalizar no rendimento futuro e no crescimento populacional nestes mercados", disse Moynihan.

A China continuou surgindo como um importante participante do crescimento global em 2004 e as exportações neozelandesas de lácteos se beneficiaram consideravelmente do aumento do consumo chinês de lácteos.

As exportações de lácteos representam 20% das exportações totais da Nova Zelândia (39% das exportações agrícolas).

Moynihan disse que o grande valor da Nova Zelândia foi antecipado pela rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC). O potencial de reduções na proteção dos produtos agrícolas, ainda que modestas, fornecerá considerável benefícios aos produtores neozelandeses.

Fonte: Stuff.co.nz (por Natasha Holland), adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?