O Governo da Nova Zelândia está sendo elogiado por seus esforços em obter o primeiro acordo bilateral comercial com a Rússia feito por um país ocidental, orientado pela acessão da Rússia à Organização Mundial do Comércio (OMC), segundo informou o presidente da mega-cooperativa de lácteos do país Fonterra, Henry van der Heyden.
"Este é um feito significativo e é resultado de muitas horas de trabalho de ambos os lados", disse.
O acordo, assinado em Moscou por Hon Jim Sutton e pelo Primeiro Vice Ministro para Desenvolvimento Econômico e Comercial da Rússia, preparou o terreno para o comércio da Nova Zelândia com a Rússia após seu acesso formal à OMC, incluindo setores importantes da agricultura.
Os produtos lácteos são responsáveis por mais de 80% do valor total das exportações da Nova Zelândia à Rússia. O acordo determina um nível máximo de tarifas para importações de lácteos e fornece segurança ao acesso dos produtos lácteos neozelandeses.
"Um dos principais benefícios para a Nova Zelândia de a Rússia se tornar um membro da OMC é que isso fornece aos exportadores e a nós mesmos uma certeza referente às regras impostas por nossos parceiros comerciais. A Rússia é o maior mercado aberto de lácteos do mundo. O país tem sido, e continua sendo, um mercado muito importante para a indústria de lácteos da Nova Zelândia. A Fonterra está confiante de que existe um futuro brilhante para o mercado de lácteos russo, o que será somente melhorado com o acesso à OMC", disse o presidente da Fonterra.
Fonte: Scoop Media, adaptado por Equipe MilkPoint
Nova Zelândia: Fonterra dá as boas vindas ao acordo de livre comércio com a Rússia
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.