FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Países Baixos: empresa entrega leite a domicílio com caminhões elétricos

O caminhão de leite, um serviço de entrega em domicilio que evoluiu de carroças puxadas a cavalo para os primeiros veículos elétricos, é coisa do passado. Será?

Uma empresa de alimentos on-line pouco conhecida, com sede em Amsterdã, resgatou o conceito, mas com um toque moderno.

A Picnic BV tem um conceito chamado de "Milkman 2.0" para entregar mantimentos usando veículos elétricos, com foco em menos desperdício de alimentos e menos quilômetros percorridos. A empresa compra e faz entregas locais, e suas vans têm limite de velocidade de 50 quilômetros por hora. "Nosso objetivo é criar uma infraestrutura sustentável para a entrega de alimentos", disse em entrevista por telefone Joris Beckers, cofundador da empresa, de 53 anos.

Fundada em 2015, a Picnic colocou em circulação uma frota de 1.000 vans elétricas nas ruas dos Países Baixos e da Alemanha e planeja adicionar outras centenas até o fim de 2020. A empresa diz que o veículo de entrega que projetou e fabricou é totalmente elétrico, "não tem pequenas emissões de partículas e evita o tráfego devido ao seu design reduzido".

Financiada por investidores que incluem o braço de investimento da família empresarial Fentener van Vlissingen, a empresa levantou 250 milhões de euros (US$ 278 milhões) em uma nova rodada de financiamento em novembro.

Outros investidores incluem De Hoge Dennen Capital, a De Rijke family e Hoyberg, o braço de investimentos da família Hoyer, que é acionista da Heineken. "Somos de alto crescimento, de alto risco, mas a longo prazo", disse Beckers.

A empresa usará os recursos para dar continuidade ao crescimento e construir um "centro de atendimento robotizado" para compras on-line em Utrecht, na Holanda. O centro terá como objetivo processar cerca de 150 mil pedidos por semana, diz.

Infraestrutura

O mercado de entrega de alimentos é intensamente competitivo, e o conceito da Picnic não é totalmente original. No Reino Unido, a Ocado está entre os supermercados on-line sem lojas físicas que entregam a partir de seus armazéns. Na Alemanha, a Bringmeister atua no mesmo segmento.

A Picnic diz que possui 5% de participação de mercado nas cidades mais maduras em que atua. O mercado de mantimentos nos Países Baixos movimenta 40 bilhões de euros e, na Alemanha, é 175 bilhões de euros, segundo a empresa.

Este ano foi recorde para a Picnic, que conquistou quase 300 mil novos clientes nos Países Baixos e na Alemanha. Atualmente, a receita anual da Picnic é de cerca de 300 milhões de euros, mas a empresa está focada em objetivos maiores.

As informações são do Bloomberg.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.