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Nielsen: retrospectiva do consumo brasileiro em 2019

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/01/2020

1 MIN DE LEITURA

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O consumidor brasileiro vem adotando uma visão muito mais holística em relação à economia, ao consumo, à saúde e ao meio ambiente, o que vem sendo concretamente refletido nas vendas e, por consequência, nas estratégias da indústria e do varejo.

Ao longo de 2019, combinando os resultados das nossas pesquisas do Painel de Lares, com nossa Mensuração Regular do Varejo e nossas meta análises de Connect e de Mídia, identificamos que a população brasileira está: 

  • Mais prática: 55% dos entrevistados declarando ir direto à loja para efetuar suas compras;
  • Mais conectada: 64% tem um smartphone e as compras das categorias de Alimentos e Bebidas aumentaram 82% no e-commerce brasileiro, em comparação com 2018;
  • Mais saudável: 57% reduziu o consumo de gordura e 56% diminuiu a ingestão de sal;
  • Mais negociadora: 64% opta por marcas devido ao baixo preço oferecido, mas estão dispostos a pagar mais por aqueles produtos que apresentam valor agregado claro;
  • Mais sustentável: 42% está mudando seus hábitos de consumo para reduzir o impacto no meio ambiente;
  • Menos fiel: apenas 5% são super leais a produtos, marcas e bandeiras varejistas.

Isto, combinado à pluralidade de mídias, vem contribuindo com a criação de novas experiências e, portanto, novas demandas, o que desafia as marcas e canais varejistas a se reinventar a todo mundo para se adaptar à dinâmica multicanal e multi-tela do atual consumidor. 

Para sobreviver nesse ambiente mais complexo e volátil e, ao mesmo tempo, com mais oportunidades do que nos anos anteriores, conhecer bem o consumidor é fundamental para ampliar o mercado, oferecendo mix de produtos assertivos, programas de fidelidade, ações regionais, promoções relevantes, campanhas de marketing assertivas e, assim, alcançar o sucesso nos seus negócios. 

As informações são da Nielsen.

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