Nestlé pode captar leite de fornecedores da Parmalat
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Após deixar o encontro com o ministro, Zurita informou que a empresa fará um estudo detalhado sobre a capacidade da Nestlé em absorver a produção vendida à Parmalat.
A Nestlé é a principal compradora de leite do Brasil, com 8% da produção (1,7 bilhão de litros/ano), à frente da Parmalat, que detinha 5% da produção (1,2 bilhão de litros). "Nós nos sentimos na obrigação de responder à solicitação do ministro e tratar de minimizar os efeitos da crise da Parmalat", afirmou Zurita. Na próxima semana, o presidente deve ter novo encontro com Rodrigues para apresentar a proposta da empresa.
Ele informou que a Nestlé não está, neste momento, em condições de comprar leite além da sua capacidade porque o Brasil está no auge da safra, mas, em dois meses, quando começa a entressafra, é possível que a empresa possa assumir as compras da Parmalat. A capacidade de absorção, segundo Zurita, seria de 500 mil litros/dia.
O presidente da Nestlé acrescentou que a empresa fará uma avaliação do comportamento do mercado interno para decidir sua forma de atuação frente à crise da Parmalat. "O Brasil, historicamente, importa leite na época de maior consumo e se você tem maior fornecimento é possível absorver a produção e o ideal é absorver o leite disponível no mercado interno".
Zurita afirmou que a preocupação maior do ministro é dar continuidade ao abastecimento e ao fornecimento de leite, mantendo as atividades de toda a cadeia produtiva, especialmente dos pequenos produtores.
Entretanto, ele enfatizou que a Nestlé não tem intenção de adquirir plantas da Parmalat porque as empresas trabalham com tecnologias diferentes. "Embora tenhamos capacidade de trabalhar com produtos como leite condensado, por exemplo, a nós, o que interessa agora é o fornecimento, o crescimento e a manutenção da cadeia produtiva".
Zurita informou que, neste ano, a Nestlé deve investir US$ 150 milhões em suas 26 fábricas espalhadas pelo País e tem previsão de crescer no mínimo 7%. Em 2003, o faturamento do grupo no Brasil chegou a R$ 9 bilhões.
Fonte: Mapa, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!
LONDRINA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 15/01/2004
Que nossas autoridades tenham sensibilidade suficiente para entender que a saída é o fortalecimento das cooperativas existentes, como acontece nos países com mercado organizado.