FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Nestlé lança no Brasil programa para capacitar residentes de pediatria em temas de nutrição infantil

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/07/2020

2 MIN DE LEITURA

0
1

Iniciativa em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria envolve plataforma científica de capacitação e curso de educação à distância voltado para residentes da especialidade de todo o país

A alimentação e nutrição das crianças são umas das principais preocupações e fonte de dúvidas de muitas mães, pais e responsáveis. Na maioria das vezes, eles só têm acesso a profissionais de pediatria, e não a um nutricionista especializado, para lidar com essa questão. Por outro lado, mesmo que a especialização em pediatria seja a segunda mais procurada no curso de medicina no Brasil (12,3% dos médicos brasileiros), em sua formação acadêmica os profissionais da área têm muito pouco acesso à conteúdos de nutrição. Pesquisas revelam que, em média, um estudante de medicina tem apenas 15 horas/aula sobre o tema, dentre as cerca de 10 mil horas/aula totais. Pensando nessa necessidade de contribuir para ampliar a qualificação dos profissionais da área médica, a Nestlé criou o Programa Jovens Pediatras (J. Pedia), iniciativa global que já está presente em outros países da América e chega ao Brasil em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria.

Por meio de uma plataforma científica especializada, o Programa J. Pedia inclui um curso digital de capacitação em nutrição, com professores internacionais e nacionais dos departamentos de Gastroenterologia e Nutrologia da Sociedade Brasileira de Pediatria. O programa oferecerá 1.700 vagas para residentes de Pediatria dos níveis R1, R2, R3 e R4. No total, serão 8 módulos de curso com temas diferentes, sendo que cada um contará com vídeo-aula, caso clínico e teste de compreensão, além de certificado por módulo e de conclusão final.

A primeira edição da iniciativa no Brasil será lançada em 16 de junho, em um evento virtual com renomados especialistas da área e participação dos 200 preceptores dos 1.700 residentes que realizarão o curso nessa primeira fase. Os participantes foram selecionados por indicação dos preceptores, considerando aspectos como a formação acadêmica e área de atuação.

"Nosso objetivo é contribuir para a formação de profissionais cada vez mais completos, trazendo a ciência da nutrição infantil como base para a prática clínica, ampliando assim seu raio de atuação. Vale destacar que o Programa Jovem Pediatra conta também com várias outras iniciativas de educação, que apoiarão os residentes durantes nos próximos dois anos. Com nossa expertise, apoio de profissionais muito competentes e a parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria, queremos disseminar cada vez mais conteúdos científicos de alto nível que contribuirão para a capacitação destes jovens profissionais. ", afirma Tamara Lazarini, diretora de Medical Scientific, Compliance & Regulatory Affairs e coordenadora do Programa Jovens Pediatras no Brasil.

Módulos por ano de residência

R1 e R2

• Aspectos básicos de nutrição nos primeiros 1000 dias de vida
• Fundamentos da amamentação

R2 R3 e R4

• Conduta nutricional da cólica infantil
• Conduta nutricional do refluxo gastroesofágico
• Conduta nutricional da constipação
• Conduta nutricional da intolerância à lactose
• Conduta nutricional de alergias alimentares
• Alimentação complementar

As informações são do Portal Nacional de Seguros. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.