A Nestlé disse que a maior parte de seu catálogo de alimentos e bebidas não são saudáveis, já que mais de 60% dos produtos da empresa não atenderiam aos padrões necessários. A informação está presente em uma apresentação interna da empresa, a qual o jornal "Financial Times" teve acesso.
Em um dos trechos do documento, a companhia internacional de alimentos disse que "algumas de nossas categorias e produtos nunca serão 'saudáveis', não importa quanto renovamos". A Nestlé produz, entre outros produtos, os chocolates KitKat e Milky Bar, o leite condensado Moça, o leite Ninho, o Nescafé, as misturas para leite Nescau e NesquiK.
Conforme a reportagem, apenas 37% dos produtos da Nestlé alcançaram uma classificação suficiente na Austrália — acima de 3,5 no sistema de classificação da autoridade de saúde do país, com nota máxima 5. O valor é utilizado também por entidades internacionais de pesquisa de alimentos, como a Fundação de Acesso à Nutrição.
Segundo as informações da empresa, cerca de 70% dos alimentos, 96% das bebidas — com exceção do café puro —, e 99% dos doces e sorvetes não atingiram esse limite. A água e os laticínios comercializados pela marca, por outro lado, tiveram melhor pontuação: 82 e 60% respectivamente.
De acordo com o "Financial Times", não entram na classificação e nos dados, fórmulas alimentares para bebês, rações para animais de estimação, café e nutrição médica especializada. As informações são referentes a produtos que representam, cerca da metade da receita anual total da Nestlé, que é 92,6 bilhões de francos suíços, ou US$ 103 bilhões (R$ 537 bilhões).
"Fizemos melhorias significativas em nossos produtos ... [mas] nosso portfólio ainda apresenta desempenho inferior em relação às definições externas de saúde em um cenário onde a pressão regulatória e as demandas dos consumidores estão disparando", pontuou a apresentação.
Ao jornal, a Nestlé, disse que está atualizando seus padrões internos de nutrição e que tem analisado o portfólio de produtos para garantir que eles "ajudem a atender às necessidades nutricionais e apoiem uma dieta equilibrada" para cada fase da vida das pessoas. A empresa também ressaltou que reduziu açúcares e sódio nos alimentos e bebidas entre 14 e 15% nos últimos sete anos.
As informações são da UOL Economia, adaptadas pela Equipe MilkPoint.