ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Nestlé define plano de ação específico para cada varejista

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/11/2019

3 MIN DE LEITURA

0
0

A Nestlé reuniu-se nas últimas duas semanas com 21 grandes redes varejistas, em encontros individuais, para traçar uma estratégia conjunta para 2020. A companhia, cujas vendas crescerão entre 4% e 5% no Brasil neste ano, prevê um desempenho mais forte no ano que vem e tem como meta aumentar a margem de lucro.

A lista de empresas inclui nomes de peso, como GPA (Grupo Pão de Açúcar), Carrefour e Atacadão, Raia Drogasil, Tenda Atacado, Zaffari, Comper (do Grupo Pereira) e Muffato. O plano de vendas é apresentado a grandes redes de varejo todos os anos. Mas esta é a primeira vez que a Nestlé faz encontros individuais para definir o plano de ação por rede.

No foco da gigante suíça de alimentos está o fortalecimento das áreas de cafés, chocolates, leites, alimentos orgânicos e ração. A empresa planeja acelerar o crescimento de vendas dessas categorias com lançamentos de produtos e ações promocionais conjuntas.

“Quando é lançado, o produto é vendido a preço cheio, o que aumenta a margem de lucro para nós e para o varejista. Nosso objetivo é crescer, melhorando a margem de lucro, alocando o capital prudentemente”, afirmou Josué De La Maza, vice-presidente de vendas da Nestlé Brasil. O mexicano está há 24 anos na empresa, sendo quatro no Brasil, onde lidera os encontros com o varejo.

Maza disse estar mais otimista que no fim do ano passado. “Existem sinais de recuperação da economia brasileira. O nível de confiança dos consumidores está voltando aos patamares históricos”, afirmou. “O varejo volta a abrir lojas e os consumidores aos poucos voltam a consumir produtos de maior valor agregado.”

O executivo disse que as vendas no país estão crescendo acima da inflação, entre 4% e 5% neste ano, e tendem a se acelerar em 2020. No ano passado, o faturamento da a Nestlé no Brasil foi de R$ 13,75 bilhões.

Neste ano, a Nestlé colocou no varejo brasileiro 106 produtos novos e pretende manter o mesmo ritmo no ano que vem, o equivalente a 5% do seu portfólio. Em 2019, a Nestlé fortaleceu principalmente os negócios de cafés, chocolates e alimentos orgânicos. Na área de cafés, dobrou o portfólio de produtos, com a entrada no segmento de café torrado e moído com a marca Nescafé Origens.

Na categoria de chocolates, em que a Nestlé lidera com 31,5% de participação em receita de vendas, a companhia lançou 50 produtos neste ano, tendo como principal destaque o desenvolvimento de novos sabores do Kit Kat - 17 deles fabricados no Brasil. Maza disse que Kit Kat e marcas premium como L’Atelier estarão no foco de lançamentos em 2020.

A Nestlé também pretende fortalecer sua oferta de produtos orgânicos. Em junho deste ano, começou a vender no Brasil a marca de alimentos naturais e orgânicos Nature’s Heart, da Terrafertil. Entre as novidades para o próximo ano estão o lançamento do leite em pó Ninho orgânico, leite condensado Moça zero lactose e novas linhas de lanches da Nature’s Heart. “Em 2020 e 2021 vamos lançar mais de 50 produtos da marca”, afirmou o executivo.

Em relação às ações de varejo, a Nestlé instalou pela primeira vez uma espécie de balcão em 500 lojas de diferentes redes varejistas em todo o país, em julho e agosto. Nesse balcão ficaram expostos 30 produtos novos, sob o letreiro “Show de Novidades”. Nesses balcões, a empresa fez degustações, promoções relâmpago e apresentação das linhas.

“Nas lojas onde levamos o Show de Novidades as vendas cresceram acima da média do mercado”, afirmou o executivo, sem citar números. A intenção da Nestlé é ampliar o número de lojas com essa ação em 2020.

Cláudio Vicentini, gerente de categoria e canal da Nestlé, disse que a companhia também pretende fazer mais ações promocionais com o varejo, ao longo de todo o ano. “Definimos metas de vendas mês a mês, com lançamentos e promoções mais adequados a cada um”, disse. A Nestlé também define em conjunto com os varejistas como será feita a apresentação das marcas nas lojas, ações de publicidade e degustação.

As informações são do Valor Econômico, adaptadas pela Equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures