FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Nas empresas familiares, experiência dos fundadores é fundamental neste momento

Fundador da Generations, consultoria para empresas familiares pequenas e médias, com foco em planejamento sucessório, planejamento estratégico, governança e mentoria para sucessores, Gustavo Sette analisa que esses negócios estão em meio a cinco crises simultâneas e imprevistas: de saúde, da economia, de confiança, o risco Brasil e a quinta crise que, nas palavras do especialista, tem relação com o conjunto adicional de desafios para as empresas familiares, graças à sua mistura única de sistemas complexos: família, negócios, capital, patrimônio e emoções.  

Alinhamento entre as gerações é algo fundamental neste momento. E o papel dos membros mais velhos das famílias empresárias neste momento tão complexo, é de altíssima importância.  

"A família empresária precisa mais do que nunca de resiliência, e essa é a maior contribuição que os fundadores podem trazer", resume Gustavo Sette. "Pense nas pressões emocionais sobre os sucessores: ninguém quer ser a geração que fracassou. Um sucessor pode estar muito bem preparado, ter estudado em boas escolas e atingido ótimos resultados, mas na hora de uma crise, o medo e a ansiedade eclipsam o cenário, podendo levar à destruição do negócio", explica Sette.

"Fundadores devem trazer suas histórias de superação de outras crises e das dificuldades iniciais de quando a empresa foi criada. Devem apoiar os sucessores, reforçar a união da família e trazer o combustível que a família mais precisa diante de uma crise: coragem, perseverança, senso de propósito, orgulho e união. O fundador também é vital para negociar e legitimar com a família eventuais sacrifícios que a crise os impõe, como demitir pessoas, frear investimentos e cancelar a retirada de dividendos", recomenda o fundador da consultoria Generations.

Na próxima semana, o portal SA Varejo trará novas contribuições de Gustavo Sette detalhando os desafios da cinco crises simultâneas e o papel da geração mais experiente no enfrentamento deste momento desafiador.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.