Mussarela: atacado mostra melhora a partir de setembro

Os preços do queijo mussarela no atacado paulista mostraram uma recuperação no mês de setembro, segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA). Comparado ao mesmo período de 2007, o valor do quilo do produto é 17,5% maior (valor nominal, sem ajuste pela inflação). Considerado um "termômetro" no mercado de lácteos, o queijo tipo mussarela vem apresentado preços recordes desde o 2º semestre de 2007, acompanhando o movimento de alta dos preços do leite no mesmo período.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Os preços do queijo mussarela no atacado paulista mostraram uma recuperação no mês de setembro, segundo dados do Instituto de Economia Agrícola (IEA). Comparado ao mesmo período de 2007, o valor do quilo do produto é 17,5% maior (valor nominal, sem ajuste pela inflação). Considerado um "termômetro" no mercado de lácteos, o queijo tipo mussarela vem apresentado preços recordes desde o 2º semestre de 2007, acompanhando o movimento de alta dos preços do leite no mesmo período. O gráfico 1 traz os dados no atacado de SP, corrigidos pelo IGP-DI.

Gráfico1. Evolução dos preços do queijo tipo Mussarela no Atacado Paulista (corrigidos pelo IGP-DI).

Figura 1

Clique na imagem para ampliar.

Segundo fontes do setor, o valor do queijo tipo mussarela, média nacional, gira em torno de R$ 8,00 o quilo. Já O IEA apura valor médio de R$ 12,18/kg no mercado paulista. A greve realizada por produtores em Rondônia pode ter influenciado nos preços da mussarela, já que o estado produz quantidade considerável deste tipo de queijo. As fontes consultadas concordam na opinião de que, ao menos para o mês de outubro, os preços são de estabilidade ou mesmo de continuidade da recuperação, que ocorreu já em setembro.

Tabela 1. Preços do queijo tipo Mussarela no Mercado Atacadista de SP.

Figura 2

Clique na imagem para ampliar.

A diferença entre o preço do produto e o valor da matéria-prima mostrou-se crescente de junho de 2007 a março de 2008 (com apenas um redução em janeiro), considerando os valores do mercado atacadista do estado de São Paulo e a relação de equivalência de 10 litros de leite para produção de 1kg de mussarela. De março a junho de 2008, a margem entre preço da mussarela e preço do leite entrou em decadência, mostrando uma reação a partir de julho - movimento contrário ao valor da matéria-prima, de acordo com os dados do Cepea/Esalq USP.

Gráfico 2. Valor da matéria-prima (leite), do queijo tipo mussarela no atacado paulista e margem estimada (valores deflacionados pelo IGP-DI). Fonte: Cepea, IEA.

Figura 3

Clique na imagem para ampliar.

Sobre a produção e consumo de queijos no Brasil, os números vêm aumentando nos últimos anos. Contudo, o consumo per capita - apesar de crescente - ainda está muito longe do número absorvido pela população da vizinha Argentina.

Tabela 2. Produção e consumo de queijos no Brasil.

Figura 4


Gráfico 3. Consumo per capta de queijos no Brasil e na Argentina.

Figura 5

Clique na imagem para ampliar.

Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Erivaldo Santos
ERIVALDO SANTOS

OSASCO - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 08/09/2014

Estou realizando trabalho acadêmico que aborda: quanto se compra, ou seja, quanto as pessoas consomem queijos em seus tipos e singularidades. O comportamento do consumidor, também a Influências da economia sobre o ramo.Todos estes dados quantitativamente-qualitativamente em gráficos estatístico, percentuais, por um viés econômico, de mercado, por se tratar da disciplina Ciências Econômicas. Nessa fonte de pesquisa, estou encontrando dificuldade em encontrar dados atualizados do produto queijo.
Qual a sua dúvida hoje?