Atentas ao mercado consumidor do Nordeste, Kraft Foods e Nestlé mantêm unidades de negócios totalmente voltadas à região. Além de embalagens menores e mais baratas, ambas produzem alimentos específicos para o paladar nordestino.
"O Nordeste é um mercado emergente. A região cresce a taxas médias acima das nacionais e tem tido o impacto de programas de renda mínima e maior acesso ao crédito", ressaltou o diretor da unidade de negócios da Kraft na região, Álvaro Oliveira, dizendo que isso acaba estimulando o consumo. A empresa vai lançar também uma campanha de divulgação que será, segundo Andréa Nascimento, "a maior que a Kraft já teve no Nordeste", para apresentar algumas novidades ao mercado local.
A concorrente Nestlé implantou uma unidade administrativa no Nordeste há dois anos. É de lá que vem perto de 30% do faturamento da multi, de R$ 11,5 bilhões no ano passado, equivalente à receita da Nestlé chilena, informou o presidente da companhia, Ivan Zurita, em notícia ao Valor.
A região cresce o dobro da média nacional, a uma taxa de cerca de 10% ao ano. "Só no ano passado, crescemos no Nordeste uma Nestlé Argentina", comparou o diretor da unidade Norte e Nordeste, Johnny Wei. A empresa possui produtos exclusivo ao mercado nordestino, como o leite Ideal, uma versão em pó mais popular.
"Há muito mais consumidores das classes C, D e E, que só podem fazer pequenos desembolsos", afirma Wei. A comunicação é outro diferencial importante e utiliza-se muito rádio, carro de som e até propaganda em jangadas, segundo ele. O marketing no ponto-de-venda também tem outras características. "Não adianta oferecer leve três e pague dois, eles querem mix de produtos, como café e leite juntos", explica.
A Kibon, da Unilever, também inovou no Nordeste, e tem o sabor cajá, um dos campeões de vendas da companhia na região.
Multis de alimentos investem em mercado nordestino
Atentas ao mercado consumidor do Nordeste, Kraft Foods e Nestlé mantêm unidades de negócios totalmente voltadas à região. Além de embalagens menores e mais baratas, ambas produzem alimentos específicos para o paladar nordestino.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.