Para possibilitar que os produtores de Sinop (MT) continuem produzindo 13 mil litros de leite por dia, a alternativa encontrada pela Secretaria Municipal de Agricultura e pelo Sindicato das Indústrias de Laticínios do Mato Grosso (Sindilat) é a de industrializar o produto.
Para isso, será necessário montar uma estrutura para centralização do leite, que seguiria para industrialização em um caminhão apropriado. O assessor técnico do Sindilat, Eldor Sontag, acredita que o volume produzido em Sinop viabilizaria o investimento por parte do laticínio.
"Esses 13 mil litros quase lotariam a capacidade de um caminhão pequeno, que é de 14 mil litros. Menos que essa quantidade ficaria inviável, mas aposto que a tendência é que o volume produzido aumente com a linha do leite", avaliou.
A perda de renda com o valor menor pago pelo laticínio, que é metade do conseguido na venda direta, poderá ser compensada com a redução de custos com a comercialização, segundo o assessor.
Com a concordância dos produtores, o próximo passo será as prováveis indústrias que comprarão a produção local conhecerem a realidade da cadeia leiteira do município, informou Bruno Garcia em notícia do Diário de Cuiabá/MT.
Entre as empresas sondadas estão o laticínio Marajoara do Norte, em Nova Canaã; Primo, em Colíder, e Lactvit, em Lucas do Rio Verde.
MT: produtores de Sinop devem industrializar leite
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.