ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MT: produtora de leite investe nos derivados e inaugura agroindústria em Querência

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 19/03/2021

2 MIN DE LEITURA

0
1

A vontade de fazer do beneficiamento do leite, seu próprio negócio, nunca fez Kézia Dias de Souza desistir. "Tudo começou com a vontade, depois veio o conhecimento e as parcerias. A GutMilk contou com o apoio de muita gente", revela a produtora. 

A inauguração da Gutmilk, a terceira agroindústria no município de Querência, fez com que o investimento de cinco anos de Kézia em seu sonho, se tornasse realidade. 

Kézia conta teve que ter força e coragem para realizar seu sonho, e que dar o primeiro passo é sempre muito difícil. "As coisas não estavam dando certo na cidade, tínhamos um comércio que precisamos fechar, resolvemos vir para o campo e investir na cadeia produtiva do leite".

Moradora do P.A Pingos D'água, Kézia lembra ainda que estava complicado trabalhar apenas com o leite, o retorno não estava sendo suficiente nem para a alimentação dos animais. "Tínhamos dificuldades em relação à orientação técnica, não produzíamos tanto e não tínhamos uma rentabilidade tão boa. Decidimos que a solução mais viável seria começar a trabalhar com o beneficiamento dos derivados".

Apesar da decisão, Kézia sabia que o conhecimento era insuficiente e por isso decidiu procurar os treinamentos do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT) e do Sindicato Rural de Querência. Com um olhar crítico em relação a sua produção, Kézia entendeu que a capacitação tinha que começar ainda no manejo dos animais.

"Há mais ou menos nove anos, tinha feito o treinamento de Administração de pequenas propriedades rurais do Senar-MT, então sabia que a ajuda que precisava em relação ao conhecimento eles poderiam me ofertar. Procurei o Sindicato Rural de Querência e comecei com os cursos de manejo, precisava entender primeiro sobre os animais e depois me aprofundar na produção".

No total, a produtora participou de 13 treinamentos do Senar-MT e com o conhecimento a produção começou a dobrar.

No início eram quatro vacas, atualmente a propriedade conta com 35 animais. "Com o aprendizado do manejo, precisava agora investir nos treinamentos de derivados do leite, participei de três, sendo um deles em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura".

Com o conhecimento, a agroindústria começou a se destacar. A produtora passou a investir cada vez mais no negócio, conquistando a sede, maquinário de produção, alvará de funcionamento e selo de inspeção dos produtos. "Os cursos foram a peça-chave para a concretização do negócio porque trouxeram o conhecimento necessário que nós não tínhamos".

Atualmente, a GutMilk atende escolas municipais e estaduais através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) do Governo Federal, que visa oferecer aos estudantes da rede de educação pública refeições saudáveis e nutritivas. Os produtos ofertados pela agroindústria às escolas são os destaques da produção: o iogurte e o leite pasteurizado.

Além dos produtos oferecidos para as escolas, a GutMilk também conta com a fabricação de doce de leite mesclado e queijos para a comercialização na comunidade em geral.

Feliz e satisfeita com o alcance do negócio, Kézia conta que as expectativas para o futuro são as melhores. "Pretendo contratar mais uma pessoa para nos ajudar. Quero ampliar a produção e comercializar para vários mercados dentro do estado".

As informações são do Agrolink, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures