MT: Alto Paraguai terá bacia leiteira

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O governo de Mato Grosso implantará um projeto piloto de bacia leiteira em Nortelândia, Arenápolis, Alto Paraguai, Nova Marilândia e Santo Afonso, na região do Alto Paraguai, visando incorporar ao processo produtivo pequenas propriedades que foram exploradas pelo garimpo e atualmente estão semi-abandonadas ou exploradas com baixa lucratividade. A revelação é do presidente da Empaer, Aréssio Paquer.

O primeiro passo para a implantação da bacia leiteira foi o levantamento a campo, em Nortelândia, coordenado pelo secretário de Administração da prefeitura local, Abdão Moreno, e pelo agrônomo Neurilan Fraga. "A manifestação favorável (ao projeto) dos produtores andou perto da unanimidade", comemorou Paquer.

A região produz diariamente 30 mil litros de leite em 1.377 propriedades cadastradas no Indea.

O estado tem legislação que permite implantar a bacia leiteira e parceiros dispostos a participarem do programa. "Entendemos que a produção e industrialização de leite é um dos caminhos para a retomada do desenvolvimento de Nortelândia e região", observou Fraga.

A industrialização do leite não é novidade naquela região, onde sete pequenos laticínios operam parcialmente ociosos. "Se dobrarmos a oferta diária regional de 30 mil para 70 mil litros, ainda assim não haverá necessidade de se ampliar as instalações físicas das plataformas de recebimento dos laticínios", observou.

O projeto da bacia será implantado por etapas. Primeiro, formando pastagens e capineiras, posteriormente na aquisição do rebanho e construção de instalações. Daí, o passo seguinte é produzir o leite para ser envasado na região, onde também será produzida linha láctea variada para o suprimento do mercado da área metropolitana de Cuiabá.

Legislação

Além do Pronaf, Mato Grosso conta com legislação específica para fomentar a atividade rural. A Lei 7.271, de 19 de abril de 2000, instituiu o Programa Nossa Terra Nossa Gente, que autoriza o estado a firmar parcerias para criar condições de produção e produtividade nos assentamentos da reforma agrária e em pequenas propriedades.

Há ainda a Lei 7.608, de 27 de janeiro de 2001, que instituiu o Programa de Incentivo à Pecuária Leiteira (Proleite), o Programa de Desenvolvimento da Indústria de Laticínios (Proleite-Indústria) e criou o Fundo de Apoio à Pecuária Leiteira (FAP-Leite).

"Vamos usar todos os meios disponíveis para que possamos implementar a bacia leiteira no Alto Paraguai. Naquela e em outras regiões estamos atuando e continuaremos trabalhando para aproveitar suas potencialidades e vocações econômicas", arrematou Paquer.

Fonte: Diário de Cuiabá/MT (por Eduardo Gomes), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?