MT: abertas discussões sobre estratégias de produção

Na segunda reunião técnica sobre o Programa Mato-grossense de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite, forma abertas as discussões sobre estratégias e diretrizes de distribuição de sêmen para o melhoramento genético com o objetivo de aumentar os índices de produção e produtividade este ano em Mato Grosso. Também foi discutida a adoção de ações conjuntas capazes de definir uma política direcionada por região do Estado, como forma de obter um diagnóstico local.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon Weirich, e o superintendente de Programas Especiais da Seder/MT, Paulo Bilégo, participaram na semana passada da segunda reunião técnica sobre o Programa Mato-grossense de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Leite.

O encontro marcou a abertura das discussões sobre estratégias e diretrizes de distribuição de sêmen para o melhoramento genético com o objetivo de aumentar os índices de produção e produtividade este ano em Mato Grosso. Na oportunidade, também foi discutida a adoção de ações conjuntas capazes de definir uma política direcionada por região do Estado, como forma de obter um diagnóstico local. Durante a reunião também foi agendada uma rodada de reuniões nas sedes dos Consórcios Intermunicipais onde serão selecionadas as propriedades rurais produtivas com vocação leiteira, em condições de atender as exigências do programa.

De acordo com o secretário, para que esse trabalho obtenha resultados positivos, é preciso o ordenamento e a definição da participação efetiva das associações, cooperativas, prefeituras, sindicatos e a sociedade de forma efetiva. A Seder irá distribuir 20 mil doses de sêmen de gado holandês aos produtores mato-grossenses. Os bezerros, frutos do cruzamento, serão doados aos pequenos produtores de leite que compõem a agricultura familiar. Os investimentos assegurados são oriundos dos governos Federal, Estadual, em parceria com a iniciativa privada e somam R$ 70 milhões para os próximos quatro anos. É necessário criar estratégias para inserção do programa da cadeia produtiva do leite no desenvolvimento sócio-econômico e ambiental da agricultura familiar mato-grossense, enfatizou Neldo Egon.

Além de propor medidas para o desenvolvimento do setor, as reuniões técnicas tem objetivo de possibilitar uma maior integração entre produtores, entidades associativas, processadores, indústria, pesquisa, extensão e assistência técnica. O Governo quer que o pequeno produtor tenha renda e para isso precisamos aumentar o consumo interno. Os avanços serão inevitáveis a partir de uma maior capacitação dos produtores; por isso, são necessários mais cursos, treinamentos e uma melhor infraestrutura para possam desenvolver a atividade, disse o secretário.

Quanto ao potencial do mercado de leite e derivados no Mato Grosso, Paulo Bilégo é otimista, desde que, segundo ele, se trabalhe a questão de agregação de valor e diferenciação dos produtos, a produção de derivados, e principalmente o aumento do consumo de leite e derivados pela população. O programa vai reunir todos os atores da cadeia produtiva do leite, como produção, processamento, distribuição, comercialização e os segmentos que produzem equipamentos e embalagens. Vamos debater sobre as diferentes questões relacionadas e contribuir com o setor na estruturação de políticas públicas de desenvolvimento, afirmou.

Foi definido um calendário de reuniões para o lançamento do programa nos municípios de Alto Araguaia, Barra do Garças, Água Boa, São Félix do Araguaia, Alto da Boa Vista e Vila Rica, que devem acontecer a partir do mês de março, e terão como base a palestra do Secretário de Desenvolvimento Rural sobre o Panorama mundial, nacional e local (negócio leite). Estão previstas ainda a apresentação oficial do programa mato-grossense, bem como a assistência técnica, sanitária, fomento e a assinatura de termo de compromisso com os pequenos produtores.

As informações são do Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso, adaptadas e resumidas pela Equipe MilkPoint.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?