As indústrias de laticínios do Mato Grosso do Sul estariam fazendo um "lobby" junto a Serc (Secretaria de Estado de Receita e Controle) para que o governo do Estado possa aumentar o valor da pauta fiscal para o produtor de leite. O motivo seria desestimular o envio do leite para outros Estados que estariam pagando melhor pelo litro do produto.
"A indústria quer aumentar a pauta do leite para dificultar a venda para fora do Estado, mas sabemos que a indústria instalada em Mato Grosso do Sul não está pagando nem o valor da pauta fiscal", declarou o superintendente de administração tributária da Serc, Gladiston Amorim.
Segundo ele, o pedido da indústria de laticínios no Estado solicitando esta alteração da pauta fiscal ainda não chegou a sua mesa. "Eles ainda não me entregaram a solicitação oficialmente, mas minha assessoria já passou o interesse do setor", e acrescenta, "podemos até entender a motivação do ponto de vista econômico, mas o Estado quer que seu produtor de leite seja melhor remunerado", explica.
Quanto a possível alíquota zero na pauta do leite, o que adequaria o setor, do ponto de vista da competitividade fiscal, ao que já vem ocorrendo nos Estados de São Paulo e do Paraná, Amorim esclarece que o Estado depende essencialmente de sua receita própria e a principal fonte é a receita tributária.
"Não podemos abrir mão desta tributação na produção, o que oneraria outros setores econômicos, como o consumo", conclui. Informações da Midiamax News.
MS: indústria quer que Estado eleve a pauta do leite
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.