Após longa discussão sobre a crise no setor lácteo entre indústrias de laticínio, atacadistas, varejo e produtores, um desfecho foi comemorado pelos participantes da reunião realizada na manhã de sexta-feira com o secretário de Produção e Turismo (Seprotur), Dagoberto Nogueira Filho: finalmente o Conseleite vai ser instalado no Estado.
A notícia foi dada pelo próprio secretário que deve repassar os recursos para a implantação do Conselho, cerca de R$ 60 mil, já na próxima semana.
"Realmente esse pontapé inicial por parte do governo é fundamental para o setor. Porém, o mais importante é que todos os envolvidos apoiaram a implantação do conselho, o que nunca havia acontecido", comemora a coordenadora da Câmara Setorial do Leite, Adriana Mascarenhas.
Segundo Adriana, o recurso repassado pelo governo, através da Seprotur, será responsável pelos seis primeiros meses de funcionamento do programa que, posteriormente, deve ser rateado pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Famasul) e Sindicato dos Laticínios de Mato Grosso do Sul (Silems).
Ainda no desenvolver da reunião ficou acertado a redução da alíquota ICMS de 6 para 2%, o que deve beneficiar diretamente as indústrias que, inclusive, se comprometeram a repassar parte desse ganho diretamente ao setor produtivo.
Já quanto ao preço pago pelo litro do leite ao produtor - até então motivo inicial da reunião - Adriana Mascarenhas lembrou que as planilhas de custos foram entregues, mas que o mesmo também se encontra em análise por parte do Ministério Público, que deverá apresentar os resultados nos próximos dias.
MS: governo vai bancar implantação do Conseleite
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.