Em um ano de experiência do projeto Educampo com o Grupo de Produtores de Leite (GPL) de Mato Grosso do Sul, constatou-se um aumento de 46% na produtividade. O resultado foi apresentado durante 9o Encontro Tecnológico do Leite, realizado em Campo Grande, nessa segunda-feira.
Segundo o coordenador técnico do projeto, Alexandre Gessi, o Educampo foi aplicado a um grupo de 15 produtores de Campo Grande, Jaraguari, São Gabriel do Oeste, Bandeirantes, Ribas do Rio Pardo, Aquidauana e Anastácio e que tem parceria com o Laticínio São Gabriel.
O consultor relatou que foi observado um aumento do poder de negociação a partir da organização efetivada. "Conhecendo melhor os custos e o gerenciamento do negócio é possível aumentar a lucratividade", considerou. O projeto também foi implementado em Camapuã e Chapadão do Sul.
Com a maior produtividade, foi possível obter também com o projeto uma redução de 19% dos custos. O produtor Paulo Henrique Tognini, que também é presidente do GPL, contou que integrar o Educampo foi um diferencial para o negócio. "Atuávamos sem embasamento técnico, sem mensurar gastos e acabávamos gastando com questões que não eram essenciais", comentou, relatando que hoje está com produção de cerca de 800 litros diários.
Na opinião da presidente da Câmara Setorial do Leite, Adriana Mascarenhas, o potencial de produção no estado tem muito para crescer. Mato Grosso do Sul pode produzir cerca de 1,5 milhão de litros por dia, mas durante a safra que acontece de novembro a abril, o número é de apenas 819 mil litros diários.
Outro índice aponta que 12% do leite industrializado vêm de cooperativas. "A Câmara Setorial precisa atuar para elevar este índice e o Sebrae tem um papel fundamental ao implementar um programa como o Educampo, que já apresenta resultados".
As informações são de Dilma Bernardes, para a Agência Sebrae.
MS: Educampo potencializa produtividade
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.