ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

MS deve registrar geada no inverno

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 20/01/2022

1 MIN DE LEITURA

0
0

A Embrapa alertou que há 75% de probabilidade de ocorrência de ao menos um episódio de geada de qualquer intensidade em junho deste ano em Mato Grosso do Sul. A perspectiva é decorrência do fenômeno La Niña, que deve prosseguir neste primeiro semestre.

Segundo a empresa de pesquisa, o histórico climático do sul do Estado indica que “sempre em anos de La Niña ocorreu frio intenso no mês de junho, com temperaturas chegando a menos de 6ºC, e na maioria das vezes abaixo de 4ºC, caracterizando condição favorável a geadas”. Quando as temperaturas caem abaixo de 3ºC, informa a Embrapa, a intensidade da geada é moderada, e abaixo de 1ºC, forte.

A previsão baseia-se em um sistema desenvolvido pelos pesquisadores Danilton Luiz Flumignan, Éder Comunello, Carlos Ricardo Fietz e Rafaela Silva Santana, da Embrapa Agropecuária Oeste. O modelo utiliza informações sobre as chuvas apuradas em uma estação agrometeorológica da Embrapa e de temperatura da superfície do mar fornecidas pela agência americana oceânica e atmosférica (NOAA, an sigla em inglês).

O sistema permite prever a formação geadas no inverno ainda em dezembro do ano anterior, com índice de confiança de 95%. Nos últimos seis anos, o histórico de acerto das previsões é de 83%.

No ano passado, o sul de Mato Grosso do Sul também registrou geadas que haviam sido previstas em janeiro. O fenômeno, de forte intensidade, ocorreu no dia 30 de junho, quando as temperaturas mínimas foram de 0,8ºC em Ivinhema, 0,3ºC em Dourados e -2,1ºC em Rio Brilhante.

O La Niña diminui o volume de chuvas no Sul do país e também em Mato Grosso do Sul nos últimos meses. Nesta semana, o governo do Paraná reforçou o pedido para que o Ministério da Agricultura tome medidas para amenizar as perdas dos agricultores do Estado com a estiagem.

As informações são do Valor Econômico, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint