De acordo com notícia da Seprotur (Secretaria de Produção e Turismo), diretores de oito indústrias de laticínios se reuniram na manhã de ontem com o secretário Dagoberto Nogueira Filho para tratar dos baixos preços pagos ao produtor pelo litro de leite. A convocação, feita pelas Superintendências de Indústria e Comércio e de Agricultura e Pecuária da Seprotur, juntamente com a Câmara Setorial do Leite, acolheu sugestões para minimizar a crise vivida pelo setor.
Entre as medidas emergências apontadas - e que serão encaminhadas de imediato pela Seprotur aos órgãos responsáveis ainda essa semana - estão à recuperação do Empréstimo do Governo Federal (EGF), nova redução da alíquota ICMS, melhoria na infra-estrutura básica (estradas e energia) e o ajuste simultâneo da pauta do leite e seus derivados praticados pelo mercado.
Os EGF vão possibilitar aos laticínios a estocagem do produto, que devem retornar ao mercado quando houver menor oferta. Já quanto à solicitação de uma nova redução da alíquota do ICMS, a justificativa por parte dos industriais é que, por exemplo, em estados como São Paulo e Rio Grande do Sul, o valor chega a 0%.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.