ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Tripanossomose: morte de bovinos preocupa autoridades e produtores rurais no Norte de MG

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/10/2019

2 MIN DE LEITURA

1
1

Produtores rurais de São Francisco (MG) estão preocupados com a morte de animais na região. Em apenas duas propriedades, 25 já faleceram. Segundo o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), a suspeita é de que as mortes tenham sido causadas pela tripanossomose bovina, uma doença até então sem registros no Norte de Minas Gerais.


Animais mortos em São Francisco — Foto: Reprodução / Inter TV

O Sindicato dos Produtores Rurais de São Francisco tem relatos de que outros fazendeiros também estão com o mesmo problema, a estimativa é de que pelo menos 80 animais morreram após apresentarem febre, perda de peso, fraqueza muscular e diminuição do leite. A morte ocorre, em média, até seis dias após os primeiros sintomas da doença.

"Quando a gente bate o olho sente que o animal está com problema. No dia a dia, os animais ficam alegres, satisfeitos, comendo e bebendo”, fala José aparecido Leite, vaqueiro de uma propriedade rural. 

“Fiquei sabendo que um vizinho em um raio de 20 quilômetros, tinha tido o mesmo problema e tinha perdido em torno de 18 a 20 rezes, o que me deixou muito preocupado, é algo que não acontecia, veio acontecer neste ano e o prejuízo é enorme”, fala o produtor rural Luiz Rocha Neto

Sobre a doença

Marco Túlio Pelaquim, coordenador regional do IMA, explica que em outras regiões de MG, há registros de que a doença tenha se propagado por meio do compartilhamento de agulhas entre animais portadores do parasita, que se aloja na corrente sanguínea. “O produtor sai para buscar bovinos de uma qualidade genética melhor, melhorar o rebanho, produtividade e esquece das doenças que são devastadoras e não exigem exames necessários durante a compra, o que é uma forma importante de prevenção”, disse ele. 

Importância de notificar autoridades

O IMA e do Sindicato dos Produtores Rurais de São Francisco, promoveram uma reunião, um veterinário alertou sobre os sintomas da doença e falou também sobre a importância de se notificar as autoridades caso sejam registrados casos suspeitos e confirmados da tripanossomose bovina.

“Se a gente soubesse antes, nós tínhamos ajudado para que o prejuízo fosse menor. Estamos orientando os produtores e passando o protocolo de prevenção e tratamento, destacando que eles devem procurar pelo médico veterinário e garantir que a notificação ao IMA seja feita”, finaliza Marco Túlio.

“Fizemos uma lista de produtores interessados em fazer exames nos animais para procurarmos por um laboratório para onde os materiais colhidos possam ser mandados para análise”, diz José Botelho, presidente do Sindicato Rural.

As informações são do G1 Grande Minas, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint. 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

LUCAS AGUIAR.

PATROCÍNIO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 29/10/2019

Sou pequeno produtor na região do Alto Paranaíba. A incidência do tripanossoma na região é grande. São poucos os veterinários que conhecem um pouco dos sintomas e tratamento desta doença. Eu conheço produtor que já perdeu sessenta vacas e outro que perdeu trinta, eu em dois anos já perdi vinte cabeças, a maioria vacas após o parto e algumas bezerras. O único produto contra esta doença é o Vivedium, que tem um preço bem alto e não é totalmente eficaz, pois é um quimioterápico e não uma vacina.Procurei o IMA mas não deram nenhuma informação, acho que nem conhecem está doença, causada pelo protozoário Tripanossoma Vivax. Se os agentes públicos não tomarem alguma medida para controlar os vetores desta doença, no meu caso moscas que vieram no esterco de granjas de frangos usados em lavouras de café. É possível que grande parte dos bovinos desta região serão infestados e muitos mortos, causando muito prejuízo para uma das maiores regiões produtora de leite do país.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures