A Minas Leite, associação de produtores situada na região sudoeste de Minas Gerais, pretende investir R$ 80 milhões na instalação de uma indústria para o processamento de 500 mil litros por dia. O grupo, formado há dois anos, é composto de 12 cooperativas de produtores e uma associação, que captam 1,1 milhão de litros por dia.
Entretanto, a fábrica só começará a ser construída após a organização das vendas de todas as cooperativas e a criação de uma marca própria. A localização da indústria esbarra ainda em questões de ordem fiscal. "A alíquota de ICMS sobre a venda do leite para São Paulo é de 12%", destacou o gestor do grupo, José Américo Simões.
Por isso, a Minas Leite está em negociação com o governo mineiro para a isenção do imposto até que seja criada a unidade industrial para processar o leite.
A proposta é de que seja apresentado um estudo de viabilidade técnica em quatro meses. A Minas Leite é fornecedora de cinco grandes indústrias de laticínios localizadas nos Estados de São Paulo e Minas, incluindo a Cooperativa Central de Laticínios (CCL), a Danone e Elege, de acordo com reportagem do Estadão/Agronegócios.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

DIONISIO CAPRONI
MACHADO - MINAS GERAIS - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS
EM 22/03/2006
Quero parabenizar todo trabalho deste grupo que a mais de 1 ano vem se reunindo para organizar este setor, trazendo assim, tantos benefícios para os nossos municípios.
Tem um ditado antigo que diz "Só com a união se faz a força" e isto está se concretizando. "União e Força a Todos"
Abraço,
Dionisio Caproni
Tem um ditado antigo que diz "Só com a união se faz a força" e isto está se concretizando. "União e Força a Todos"
Abraço,
Dionisio Caproni