MG: redução de ICMS pode elevar consumo de lácteos

Se a redução de 12% para 7% no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) pago pelas indústrias sobre iogurtes, queijo petit suisse, leite fermentado e tanques resfriadores for aprovada pela Assembléia Legislativa de MG, o setor de laticínios mineiro deve registrar alta no consumo de lácteos.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Se a redução de 12% para 7% no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) pago pelas indústrias sobre iogurtes, queijo petit suisse, leite fermentado e tanques resfriadores for aprovada pela Assembléia Legislativa de MG, o setor de laticínios mineiro deve registrar alta no consumo de lácteos. No varejo, a alíquota pode cair de 18% para 7%.
 
Os tributos do setor de laticínios geram arrecadação de cerca de R$ 180 milhões por ano. Caso a nova alíquota entre em vigor, os preços praticados na indústria e no varejo podem cair, mas o impacto não será tão expressivo, pois a modificação tributária incide sobre um número reduzido de produtos, segundo o presidente do Sindicato das Indústrias de Laticínios do Estado de Minas Gerais (Silemg), Celso Costa Moreira.
 
A proposta de diminuição do ICMS para o setor foi encaminhada nesta semana pelo governador Aécio Neves, e faz parte de um conjunto de 30 medidas que alteram a legislação tributária do estado para demais setores da economia, informou notícia de Maíra Vasconcelos, do Diário do Comércio/MG.

Mas como o decreto tem gerado algumas dúvidas, entidades do setor agropecuário estão se reunindo para analisar as questões e os reflexos que podem gerar para o segmento mineiro de laticínios. "Hoje, ainda é prematuro fazer avaliações", ressaltou o presidente da Comissão de Leite da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Eduardo Dessimoni, informando que o departamento jurídico da Faemg, sindicatos rurais, a Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) e o Silemg estão empenhados no estudo do decreto.
Ícone para ver comentários 2
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Joabe Jobson de Oliveira Pimentel
JOABE JOBSON DE OLIVEIRA PIMENTEL

VIÇOSA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 24/09/2007

Concordo plenamente como o José Luiz. Já é de conhecimento dos agentes do setor leiteiro o sucesso da campanha de marketing implementada no estado de Goiás com apenas 1% de isenção de ICMS. Esta enorme redução anunciada deve ser canalizada para o marketing institucional do leite e incentivo à organização da classe produtora.

Obrigado.
Jose Luiz Ribeiro
JOSE LUIZ RIBEIRO

PASSOS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/09/2007

Somente as pessoas incompetentes ou mal intencionadas poderão esperar uma redução de preço para o consumidor, com a redução de impostos.

Veja o exemplo da lei que isenta as cooperativas e laticinios de tributação, que foi criada para melhorar caixa das industrias e melhorar o preço ao produtor mineiro.

Se estivesse ocorrendo a melhora de preço para o produtor mineiro, este estaria recebendo 30% a mais pelo preço do leite quando comprado com os preços recebidos por produtores de São Paulo ou Goias. Este imposto deveria ser convertido em propaganda para aumentar o consumo de leite.
Qual a sua dúvida hoje?