MG: programa Balde Cheio qualifica pecuarista
O Projeto de Desenvolvimento Integrado da Pecuária Leiteira de Minas Gerais (Balde Cheio) já está presente em 60 municípios, atingindo cerca de mil produtores rurais, que são assistidos por 80 técnicos treinados. Segundo o coordenador do projeto, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o objetivo do Balde Cheio, com 14 meses de atividade, é treinar novos técnicos extensionistas para incrementar a qualidade nas propriedades leiteiras.
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Em Minas Gerais, existem pelo menos 300 mil produtores de leite e, segundo o coordenador, cerca de 80% da produção leiteira do Estado são oriundos de propriedades que produzem até 200 litros/dia. E o programa é direcionado a esse público.
De acordo com Lima Neto, a metodologia do projeto foi desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Pecuária Sudeste) e é executada em Minas Gerais pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas). Segundo ele, no país, este projeto é executado em 10 estados e, em Minas Gerais, os interessados podem desenvolvê-lo não apenas em salas de aula, mas diretamente no campo.
De acordo com o coordenador do projeto, com a presença de um técnico no município, um especialista realiza visitas quadrimestrais de acompanhamento e avaliação das ações em uma unidade demonstrativa, que geralmente é uma propriedade de leite característica da região. "Ao invés de reunir o grupo para discutir em sala de aula, o trabalho é realizado diretamente na propriedade", destacou.
As informações são do jornal Diário do Comércio.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

SERRO - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 10/01/2017

NANUQUE - MINAS GERAIS
EM 17/10/2013

OLARIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 16/10/2013
Sugiro que antes de implantar em sua propriedade tal projeto, que primeiro procure visitar propriedades, onde já esta em funcionamento tais práticas, pois isto certamente irá influenciar na sua maneira de ver os fatos.
Minha propriedade faz parte deste projeto e se quiser fazer uma visita é só agendar uma data.
Saudações. Manoel

MONTES CLAROS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 15/10/2013
boa tarde sebastião.Estou tentanto o projeto aqui na minha propiedade, não é fácil más tambem não é impossivel,fizemos o curral, compramos as vacas, ordenha, e contactamos com os técnico para dar-nos o suporte, infelizmente é pago, mas pretendemos fazer algumas parcerias futuras p/ baratear os custos até então......ah estamos entregando o leite aqui em montes claros pela primeirta vez.........confiança, perseverança é o que não falta......o import. é acreditar e ter muita paciência....
estou á disposição quem sabe vc tambem fará parte doprojeto?
att.
zilene maia

MONTES CLAROS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 04/10/2013
Abraços
Sebastião Freire
São João da Lagoa MG

NANUQUE - MINAS GERAIS
EM 07/07/2013
Esse é o único caminho para o pequeno, senão vamos desaparecer do mercado.

MONTES CLAROS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 05/07/2013
att.
zilene maia.
PIRACICABA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
EM 12/03/2012
Para ter mais informações, por favor acesse: http://www.cppse.embrapa.br/balde-cheio.
Atenciosamente,
Bia Ortolani

ITAMBACURI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 11/03/2012

ÁGUAS FORMOSAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 12/01/2011
Como sou técnico e meu projeto, mesmo com toda precariedade, chama atenção de todos que por ali passam, seja pelo funcionamento ou pelo resultado que todos já tem conhecimento, gostaria de saber onde posso treinar, obter mais conhecimento, para que eu possa ser o representante junto com o pessoal que tem interesse em continuar o projeto aqui na minha região.
Gostaria muito de obter uma resposta.
Aguardo resposta de alguem que possa me ajudar.
Abraço.
Artur Ferreira Neto

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 29/07/2009

CARLOS CHAGAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 21/07/2009

OLARIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 23/07/2008
No momento em que estamos passando, de alto custo das rações, entendo que é uma boa alternativa, pois com pastagem de qualidade, o consumo de concentrados cai de uma maneira consideravel. O pior é o alto custo dos fertilizantes, mas isto pode ser amenizado com adubação orgânica.
Um outro ponto importante a ser considerado é que a sala de aula a que se refere a matéria, o produtor aprende a levantar dados zootécnicos e custos de produção, com a finalidade de verificar o desempenho econômico da propriedade.
Outro ponto importantíssimo refere-se à redução da mão de obra com corte e trato dos animais, visto as vacas fazerem o pastejo direto no piquete, dispensando fornecer volumoso picado no cocho.
Com um pastejo rotacionado bem orientado e conduzido, o produtor consegue aumento da produção, com redução da área de pastagem e redução do custo, por litro de leite produzido.

MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 22/07/2008
Para absolver e conhecer o que é o Projeto, todos deveriam ler o Livro do Pesquisador da Embrapa Sudeste de São Carlos, Artur Chinelato, cujo título é:
"Sítio da Esperança", que após a implantação do projeto Balde Cheio deveria mudar de nome e passar a chamar "Sitio da Felicidade", de tão espetacular que foram os resultados conseguidos.
Parabenizamos a FAEMG e o SENAR MINAS, por tererem encampado para o Estado de Minas Gerais este Projeto e estarem difundindo-o através de sua equipe técnica: Drs. Afonso Damásio, Rodolfo e Antônio Carlos e o competente Técnico da Embrapa Sudeste Walter Ribeiro. Parabéns.
Everton Gonçalves Borges
Presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Ibiá-MG