MG: PF prende 25 pessoas por fraude em UHT

A polícia federal prendeu hoje de manhã 25 pessoas - entre dirigentes, empregados e um servidor do Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura (SIF) - da Cooperativa dos Produtores de Leite do Vale do Rio Grande (Coopervale) e da Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro (Casmil). Eles foram acusados de adicionar substâncias não permitidas, ou além da dosagem máxima permitida por lei, ao leite longa vida integral, tornando-o impróprio para consumo, segundo laudo emitido por laboratório vinculado ao Ministério da Agricultura.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 67
Ícone para curtir artigo 0

A polícia federal prendeu hoje de manhã 25 pessoas, entre dirigentes, empregados e um servidor do Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Agricultura (SIF), da Cooperativa dos Produtores de Leite do Vale do Rio Grande (Coopervale) e da Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro (Casmil). Eles foram acusados de adicionar substâncias não permitidas, ou além da dosagem máxima permitida por lei, ao leite longa vida integral, tornando-o impróprio para consumo, segundo laudo emitido por laboratório vinculado ao Ministério da Agricultura.

De acordo com Solange Spigliatti para a Agência Estado, a apreensão faz parte da operação Ouro Branco em Uberaba e Passos (MG), com o objetivo de combater crimes contra a saúde pública.

A fraude ocorria para aumentar a quantidade do produto e aumentar o período de manutenção e acondicionamento sem que ele se deteriore. Segundo a PF, o leite adulterado era revendido pelas Cooperativas para outras empresas, como a Parmalat e a Calu, que comercializavam o produto em embalagens próprias em todo o país.

Segundo notícia do G1 (Globo) com informações do Jornal Hoje, entre os produtos químicos manipulados pela Casmil e pela Coopervale, encontram-se grandes quantidades de soda cáustica (hidróxido de sódio) e de peróxido de hidrogênio (comercialmente conhecido como água oxigenada).

Os policiais federais também estão recolhendo amostras de leite longa vida integral em todo o país, já que, segundo as apurações, a fraude atinge dimensão nacional.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 67
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Ibere Irion Vilanova
IBERE IRION VILANOVA

JÚLIO DE CASTILHOS - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/11/2007

Concordo em parte com a manisfetação do colega da fazenda Campo Alegre quanto à qualidade dentro da fazenda, mas discordo totalmente em relação à fiscalização do SIF/MAPA na indústria, pois se não fosse a conivência dos fiscais, este tipo de problema não estariamos sofrendo.

Estes fiscais se perpetuam nas Cooperativas e Empresas Privadas, com o apoio de entidades civis poderosas que blindam os fiscais com anuência dos dirigentes inescrupulosos de Cooperativas e das Empresas Privadas. Uma coisa me chama atenção, é que em Setembro o Governo Federal culpou a inflação da cesta básica o aumento do leite, será que o gado de corte que está atingindo um preço justo para o produtor não irão implantar uma febre aftosa?
Rogerio Aloizio Rodovalho
ROGERIO ALOIZIO RODOVALHO

VAZANTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 28/10/2007

Para ser um bom produtor, somos exigidos quanto à qualidade dentro da fazenda, e quando não está de acordo, somos penalizados pelos laticinios em relação aos valores pagos por eles. E agora são estes laticinios que exigiram de nós, produtores, que estão fraudando o nosso produto tão bom em relação à qualidade. Espero que agora eles também sejam punidos para mostrar a força da PF, MAPA e SIF.
Sergio Luiz Brant de Carvalho
SERGIO LUIZ BRANT DE CARVALHO

ATIBAIA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/10/2007

Lamentável! Que pena que alguns Brasileiros teimam em continuar em vários setores a buscar o lucro fácil causando danos à saúde e econômicos a outros tantos honestos.

Gostei da dica escrita acima, onde porque não controlar facilmente o leite que entra nas empresas advindos dos produtores e o que sai vendido comercialmente.

Pena que os governos só pensem em aumentar a arrecadação e inchar o seu quadro de exploradores do país com objetivos típicos eleitoreiros, não dando nada em troca, a não ser o enriquecimento ilícito de alguns. Assisti há pouco o nosso grande João Batista Ulivi do canal rural denunciar que o governo paga R$ 15 bilhões por mês de juros para se financiar, o que dá mais de um terço do arrecadado pela famigerada CPMF anualmente que querem tanto aprovar.

Até quando vamos deixar esses hipócritas do governo populista, que se dizem do povo, nos roubarem cobrando impostos de 45% nos produtos que produzimos e se deliciarem nesta gastança, destruindo o nosso sistema produtivo?

O produtor de leite, de laranja, etc.. como de qualquer outro produto honesto e todos nós, temos que nos indignar agora! Antes tarde do que nunca, falar obrigatoriamente com todas as pessoas que conhecemos, para abrir o olho, pois o que está em risco é a sobrevivência de todos.

Até quando vamos permitir esse sistema extrúxulo de mercado, onde as multinacionais e grandes empresários compram adiantado produtos de agricultores sem escolha, a preços vís, não tendo a menor sensibilidade se estes estão recebendo preços abaixo do custo!

É obvio que vão quebrar e assim os setores ficarão cada vez mais concentrados, o que é totalmente prejudicial ao livre mecado e a distribuição de renda a todos e por conseguinte insustentável. Quero saber quem vai falar em nome destes produtores das regiões afetadas diretamente por esta fraude, quem vai comprar o leite deles, pois além de não terem culpa, não podem pagar pelo crime dos outros.

O que suas belas vacas tem com isto? Será que alguma empresa da região poderá adquirir este leite para dirimir este custo social? Será que vão ter medo de ver seus nomes anunciados, mas por certo não terão medo de ver as famílias destes produtores passando fome. Vamos acordar, gente! E governo, formadores de opinião, antes que nossas crianças paguem a conta.
Claudio Manoel Goncalves
CLAUDIO MANOEL GONCALVES

SÃO BERNARDO DO CAMPO - SÃO PAULO

EM 25/10/2007

Parece que a única lei realmente respeitada no Brasil é a Lei de Gerson. Mais uma vez, somos obrigados a sentir nojo de sermos brasileiros, por conta de outros brasileiros.

Infelizmente muita gente pagará pela ganância e irresponsabilidade de meia-dúzia de bandidos, que com certeza contarão com a leniência da Justiça no Brasil para continuar lesando mais e mais consumidores.

Desculpem, mas não sei o que mais é necessário acontecer no Brasil para que haja justiça e respeito pelo consumidor.
Alexandre Borges Muniz
ALEXANDRE BORGES MUNIZ

PORTO UNIÃO - SANTA CATARINA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/10/2007

Observando toda a apuração destacada pela mídia, nos faz refletir na seguinte questão: há quanto tempo esse tipo de fraude vem acontendo?

Agora, cabe aos órgãos competentes a tomada de decisão e finalização dos fatos.
Alaor Vilela
ALAOR VILELA

UBERABA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/10/2007

Estava na fazenda durante todo dia de segunda feira, quando chego em casa na cidade, fico sabendo da notícia. Por um momento não consigo acreditar e nem mesmo tenho noção do tamanho do estrago que tudo aquilo irá causar. Porém, com um pouco de calma, começo a olhar as notícias e logo sou tomado com um misto de indignação e tristeza, como poderia uma cooperativa como a Coopervale, com mais de 50 anos de tradição e relevante valor econômico e social em toda região, estar envolvida em tamanha tragédia como essa que irá afetar milhares de coooperados pequenos e médios produtores e centenas de funcionários que nem sequer poderiam sonhar com algo assim.

Estou escrevendo ao senhores, pois sou usuário assíduo do MilkPoint e sei de sua importância em todo Brasil, e cooperado da Coopervale. Sendo assim, vou lhes narrar o que pude constatar por aqui.

O leite suspeito de adulteração é apenas o leite longa vida INTEGRAL, e não o resto dos outros produtos, digo suspeito pois o líquido encontrado foi levado para análise e ainda nao saiu o resultado.

Já existe um interventor que está controlando tudo.

Se for mesmo tudo constatado, todos os responsáveis devem ser punidos pelos crimes cometidos, e que se Deus quiser a nossa cooperativa consiga se reestruturar depois de tudo isso.

Gostaria também de protestar contra a mídia que está massacrando não só nossa cooperativa, mas que com um efeito reflexo estará prejudicando todo setor lácteo brasileiro, pois as notícias que vi retirando as vistas aqui no MilkPoint, não explicam que o problema circula apenas no longa vida integral, e do modo que estão tratando do assunto, grande parte dos consumidores ficarão receosos em ingerir qualquer tipo de lácteo.

Que Deus nos ajude daqui.

Obrigado a todos.
Cosimo Rettl
COSIMO RETTL

OUTRO - PARÁ - EMPRESÁRIO

EM 24/10/2007

Para preservar e remunerar o trabalho sério e ético do produtor, da indústria, e para preservar e garantir a saúde e bem estar dos consumidores (todos somos) precisamos de uma fiscalização atuante, permanente e eficaz dos alimentos prontos antes que chegem à mesa do consumidor.

Isto deve ser feito principalmente nos produtos expostos à venda. Onde há milagre demais algo está errado.

Cosimo Rettl (consumidor).
olivino dos santos filho
OLIVINO DOS SANTOS FILHO

ITAPETININGA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 24/10/2007

Infelizmente ainda tem algumas cooperativas que praticam este tipo de coisa. O consumidor também tem que aprender que não existe milagre em diferença de preço do leite algumas marcas. Quando é muito barato, podem esperar que a qualidade não é boa. Sendo assim, seria bom acompanhar bem isto.
gardamone charallo
GARDAMONE CHARALLO

MIRABELA - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 24/10/2007

Isto mostra o desrespetio com o consumidor e também com os laticínios honestos. Por isso há tanto leite no mercado, fazendo o preço cair.

Esta composição é realmente prejudicial aos consumidores. Soda cáustica é para fazer sabão.
Ormeu Soares da Mata
ORMEU SOARES DA MATA

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/10/2007

É lamentável. Em um setor tão sofrido como o nosso, no momento em estavamos conseguindo melhores preços, nos vem esta bomba. O produto fica prejudicado no geral por falta de informação de grande parte da população.

De todas as notícias que li, nínguem citou nomes. Com isto, algumas laranjas podres estragam a caixa. Será que não deveríamos dar nomes aos bois? Quais são as marcas? Mostrar ao consumidor quais são. Não deixar que algumas marcas prejudiquem outras. Ou devemos nos acomodar e só ficar vendo a banda passar.

Não podemos deixar passar esse bom momento do leite. As entidades representantes do setor devem se manifestar o mais rápido possível. E não é só repudiando, mas tomando atitudes sérias e enérgicas.

Como nesse país tudo acaba em pizza, não vamos deixar esse caso acabar em coalhada.
Andréa cândida de Souza Sobrinho
ANDRÉA CÂNDIDA DE SOUZA SOBRINHO

GUARAREMA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/10/2007

A notícia deixou a população em alerta, principalmente quem tem crianças que precisam do leite para se alimentar!

Por isso, faço um apelo à mídia para por favor esclarecer os fatos como eles são, explicando que marcas o consumidor deve ficar atento?. Divulgar listas com os nomes, se é em todo país ou só na região do Triângulo Mineiro.

Falar o que realmente causa na saúde para não alarmar demais o caso a ponto da população ficar com medo de tomar leite, e deixar uma imagem negativa de um produto que é e sempre será indispensável na alimentação de todos.
Vicente Romulo Carvalho
VICENTE ROMULO CARVALHO

LAVRAS - MINAS GERAIS - TRADER

EM 24/10/2007

O leite é branco, mais a situação ficou preta. Como produtor, pensava que aquela qualidade que com todo sacrificio, por dever e não favor, procuro dar ao leite que forneço, era preservada para o consumidor, o elo indispensável da cadeia.

Agora, deparo com estas inaceitáveis noticias. Tenho certeza que os consumidores não vão jogar pedra nos produtores, porque são inteligentes e, contamos com eles neste sentido. E quem sabe, até mesmo nos ajude a libertar deste elo da cadeia, que pelo visto, só atrapalha, aumentando o preço da matéria-prima que fornecemos, e diminuindo a qualidade.
Jose Ronaldo Borges
JOSE RONALDO BORGES

CUIABÁ - MATO GROSSO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/10/2007

Alguém acredita na fiscalização do ministério e da Anvisa? De que vale o SIF?

Há muitas pessoas sérias na cadeia do leite que estão sendo prejudicados por estes picaretas. Aliás, picaretagem, desvio de dinheiro público, sonegação de impostos, subfaturamento de importações são o nosso cotidiano. Este não é um país sério!
edson luis gonçalves pereira
EDSON LUIS GONÇALVES PEREIRA

FRANCA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/10/2007

Quem descobriu esta fórmula para adulterar o leite, pode ter certeza que vendeu para muitas empresas do ramo. Inclusive empresas ¨famosas e sérias¨.

Agora cabe ao governo analisar o leite de todas as marcas existentes no mercado e manter fiscalização rigorosa daqui pra frente. E esperar sentado que a justiça puna alguém.
Elaine Almeida
ELAINE ALMEIDA

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/10/2007

É de grande admiração o serviço de Inspeção Federal estar envolvido nesse processo, pois, afinal, quando um cidadão vai tentar sobreviver em alguma atividade que envolve essa inspeção há muita burocracia.
antonio pinto rezende
ANTONIO PINTO REZENDE

TAUBATÉ - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 24/10/2007

Acho que a polícia Federal demorou demais para tomar providência. Pois é impossível vender leite longa vida a preço de R$ 0,99 por litro. Sabemos que água custa mais caro do que isto. Venho acompanhando o preço há muitos anos.
Valdocir Luiz Roman
VALDOCIR LUIZ ROMAN

ÁGUA SANTA - RIO GRANDE DO SUL - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 24/10/2007

Que vergonha para o setor...
Mary lucyana
MARY LUCYANA

MISSÃO VELHA - CEARÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/10/2007

O que ninguém consegue enxergar é que no fim das contas o maior prejudicado é o produtor rural, aquele que fica na ponta de toda a cadeia de produção.

Espero que dê em alguma coisa, porque geralmente nesse nosso país o grande nunca cumpre pena e geralmente a corda arrebenta do lado mais fraco.

É bom lembrar que o leite era adulterado já na cooperativa e os produtores não tinham nada a ver! Mas nem por isso vão deixar de ser prejudicados!
Sebastião poubel
SEBASTIÃO POUBEL

NATIVIDADE - RIO DE JANEIRO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 24/10/2007

Quando a maioria dos realmente interessados procuram a qualidade nos deparamos com uma notícia desta. Como os consumidores reagirão diante desta notícia? Como o mercado externo, cada vez mais exigente, se comportará?

A Polícia Federal deverá investigar até a última gota de leite, principalmente das marcas que atrapalham o mercado, fazendo verdadeiros milagres com os preços.

Poubel.
renato calixto saliba
RENATO CALIXTO SALIBA

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 24/10/2007

É chegado o momento de fazer a revolução no campo. Devemos repudiar estes maus elementos, que querem lucrar a qualquer custo.

O Governo também tem muita culpa no cartório porque nunca fiscaliza como deve, nunca multa, nunca tem dinheiro para contratar fiscais.

É chegada a hora de exigir respeito com a maioria dos produtores sérios desse país. Se o Governo combater as fraudes com fiscalizações sérias, o prórpio governo irá arrecadar mais, pois só entrará nos supermercados e padarias leites fiscalizados, com notas fiscais.
Qual a sua dúvida hoje?