As ações do governo estadual para a adequação da produção do queijo artesanal mineiro às normas de segurança alimentar vêm se arrastando há 12 anos, mas o setor, que recebeu um ultimato do Ministério Público (MP) para ajustar-se aos padrões sanitários, começa a comemorar. Um convênio firmado nesse ano entre a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) e o Banco do Brasil vai disponibilizar RS 12 milhões em linhas de crédito para o segmento nos próximos quatro anos.
Minas Gerais tem cerca de 27 mil queijarias produzindo 70 mil toneladas de queijo anualmente e movimentando cerca de R$ 10 milhões mensais. Estima-se que a produção gere 27 mil empregos diretos nos 46 municípios incluídos nas microrregiões da Canastra, Serro, Alto Paranaíba e Araxá. Em quatro anos, apenas mil produtores foram capacitados e dois certificados pelo Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA).
De acordo com a Emater, a produção de queijo corresponde a mais de 80% do Produto Interno Bruto (PIB) desses municípios. "O queijo artesanal tem importância sócio-econômica e histórica para o estado e o governo não deveria medir esforços para garantir sua produção", afirmou o diretor financeiro do Sindicato das Indústrias de Laticínos de Minas Gerais (Silemg).
O Silemg calcula que 34% do leite produzido em Minas destinam-se à produção de queijo.
Fonte: Diário do Comércio/MG (por Flávia Gianini), adaptado por Equipe MilkPoint
MG: linha de crédito de R$12 mi para produtores de queijo
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.