A Embrapa e a Itambé estão estudando a criação do Profileite, um programa que visa a profissionalização dos produtores de leite de Minas Gerais ligados à cooperativa. A Embrapa Milho e Sorgo e a Embrapa Gado de Leite disponibilizarão informações e tecnologias para levá-los à maior eficiência, com qualidade, na produção leiteira.
A intenção é trabalhar com capacitação e multiplicação de mão-de-obra, uma vez que os técnicos da cooperativa repassarão o conhecimento obtido através do programa aos produtores rurais.
Cinco temas devem ser trabalhados em um primeiro momento: nutrição e sanidade, gestão da fazenda, qualidade do leite, capacitação de mão-de-obra e meio ambiente.
A Itambé congrega 28 cooperativas agropecuárias e cerca de 8 mil fornecedores de diferentes regiões mineiras, o que possibilita a captação de aproximadamente 100 milhões de litros de leite por mês.
Até o final de maio, quando será lançado oficialmente, o Profileite deverá estar com as ações delimitadas e as responsabilidades de cada instituição idealizadora estarão acertadas. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Milho e Sorgo.
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

TOBIAS PEIXOTO LAGE
BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE
EM 19/04/2006
Grande iniciativa, espero que funcione na prática, pois em um programa similar (Unileite) não se consegue contemplar a maioria dos produtores.
Em se tratando da Embrapa com certeza o que vier será altamente profissional.
Em se tratando da Embrapa com certeza o que vier será altamente profissional.