MG: conselho de veterinários busca capacitação

Uma parceria entre o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG) e a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) garantirá a capacitação dos médicos veterinários que atuam na fiscalização de produtos como leite e seus derivados no estado.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Uma parceria entre o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Minas Gerais (CRMV-MG) e a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) garantirá a capacitação dos médicos veterinários que atuam na fiscalização de produtos como leite e seus derivados no estado. Segundo o presidente do conselho, Fernando Cruz Laender, a entidade vai investir R$ 200 mil em um projeto de educação continuada para os profissionais. O curso começará a ser ministrado no início do ano que vem.

O objetivo é tornar ainda mais rigorosa a fiscalização e evitar fraudes como a descoberta pela Polícia Federal no leite longa vida. "Todos os laticínios são obrigados por lei a ter um médico veterinário cadastrado no conselho e esse profissional é o responsável técnico pelo controle de qualidade do produto. Há um controle rigoroso, tanto que 5 mil toneladas de leite foram consideradas impróprias para o consumo em Minas, de 2003 a 2007, e foram confiscadas. Quando há fraude, o caso é de polícia", disse Laender.

Mesmo afirmando haver um rigoroso controle de qualidade do leite em Minas, ele apontou a necessidade de aumentar o número de veterinários na fiscalização. Segundo ele, há apenas 246 profissionais para inspecionar 600 indústrias de laticínios no estado, sendo 173 do Ministério da Agricultura e 73 do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). "Precisaríamos de pelo menos o triplo", disse.

Segundo reportagem de Ernesto Braga do jornal O Tempo/MG, a assessoria de imprensa do IMA informou que serão contratadas 420 pessoas até 2011, entre veterinários, agrônomos e outros profissionais.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?