MG: Alto Paranaíba lança "Queijo do Cerrado"

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Os municípios do Alto Paranaíba (MG) criaram a marca "Queijo Minas Artesanal do Cerrado", identificando o produto artesanal da região. Segundo o coordenador estadual de Bovinocultura de Leite da Emater-MG, Elmer Ferreira de Almeida, poderá ser reconhecido como do cerrado o queijo artesanal produzido nos 19 municípios que compõem a região. Ele afirma que o nome será tão conhecido quanto o "Café do Cerrado".

Entre as características do produto está a consistência mais macia, amanteigada, quando atinge um ponto maior de maturação. "Mas esse queijo, ao contrário do canastra, deve ser consumido mais novo, com maturação média", comentou.

Atualmente, são quatro as regiões demarcadas para o queijo minas artesanal: Serro, Canastra, Araxá e agora Cerrado, segundo notícia do Estado de Minas.
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Clemente da Silva
CLEMENTE DA SILVA

CAMPINAS - SÃO PAULO

EM 30/05/2006

Acho que no Brasil não aproveita nem 10% do potencial de criatividade que vem do campo, e isso se deve à falta de divulgação, promoção e comercialização dos produtos artesanais, vindo das regiões rurais.



Quanto à iniciativa de promover o consumo de queijos artesanais da região do cerrado, acredito que seja uma grande idéia, e uma boa oportunidade para os produtores que são explorados por grandes empresas.



Por outro lado, os organizadores desse evento devem ter cuidado na escolha dos parceiros, pois, naquela região, existem muitos produtores que sabem produzir um bom queijo, mas não têm o mínimo conhecimento de higiene e respeito por aqueles que irão consumir seus produtos.



Sou um consumidor de produtos do campo. Porém, no Triângulo Mineiro, tive algumas decepções com queijos e doces quanto à falta de higiene.



Espero que os promotores desse evento fiquem atentos quanto à seleção de produtores que farão parte desse projeto no que tange a qualidade. O consumidor compra e paga por seus produtos, por isso, merece todo o respeito e atenção quanto ao processo de fabricação, desde a extração do leite no campo até a industrialização, conservação, apresentação e qualidade interna dos produtos.

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