México: produção não cobrirá demanda em 2008

A produção leiteira do México em 2008 será de 10,5 bilhões de litros, 3,11% a mais com relação ao ano anterior, mas isso não será suficiente para cobrir a demanda. O país deve importar 760 quilos de leite em pó por cada tonelada produzida, segundo reportagem do <i>CnnExpansion.com.</i>

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A produção leiteira do México em 2008 será de 10,5 bilhões de litros, 3,11% a mais com relação ao ano anterior, mas isso não será suficiente para cobrir a demanda. O país deve importar 760 quilos de leite em pó por cada tonelada produzida, segundo reportagem do CnnExpansion.com.

Dados do Banco do México, no primeiro semestre do ano, mostram que os preços dos lácteos em geral no país aumentaram 6,75%. A manteiga e o queijo amarelo são os que reportam os maiores aumentos, com 16,6% e 18,6%, respectivamente.

A evolução de preços do leite fluido mostra que, até o começo de 2009, os preços baixariam, mas com um novo aumento no segundo semestre. Um novo aumento afetaria de maneira significativa o México que, diante de sua falta de produção para satisfazer a demanda, depende das importações.

De acordo com dados da Secretaria de Economia (SE), as importações de queijo abastecem 40% do consumo nacional, sendo que há sete anos, representaram apenas 25%. Essas importações representam à indústria nacional um negócio de US$ 255 milhões anuais. Os queijos de importação são os chamados maturados suaves, como gouda e cheddar, mas os dados da SE mostram que em outras variedades, também há negócios.

Segundo o relatório de Leite e Produtos Lácteos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), as altas no setor iniciaram no último trimestre de 2006, quando a demanda de grãos forrageiros para alimentos disparou os preços do leite em pó. Continuou em 2007, com a seca na Austrália e na Nova Zelândia, inundações na Argentina e no Uruguai, e uma redução na produção de leite na Europa.

"A situação do comércio de produtos lácteos deste ano está determinada em grande parte pela escassez de oferta de leite nos principais países exportadores", detalha o documento.
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?